Minas do Norte

Superlotação carcerária é desafio

Bombeiros e Polícia Federal comemoram os bons números registrados na região

Larissa Durães
Publicado em 11/01/2023 às 21:34.
A ressocialização de presos é um dos motes do trabalho da Polícia Penal. (REPRODUÇÃO / INTERNET)

A ressocialização de presos é um dos motes do trabalho da Polícia Penal. (REPRODUÇÃO / INTERNET)

Durante a apresentação conjunta das forças de segurança pública de MOC nesta quarta-feira (11), o diretor da Polícia Penal, Antônio Costa Neto, explicou que a atuação da Polícia Penal focou em prevenir que os egressos e as pessoas que ainda estão detidas cometam novos crimes. E foi considerada um sucesso, com o trabalho integrado com as demais forças de segurança. 

“Passamos os dados e monitoramento daquele indivíduo para as outras forças de segurança, principalmente para a PM, para que faça a fiscalização necessária”. 

Já os desafios e soluções encontradas e realizadas pela Polícia Penal no Norte de Minas, inclui a superlotação carcerária. 

“Aqui nas 15 unidades, acredito que o desafio e solução seja para conseguir aumentar a mão de obra carcerária, usando estes indivíduos para poderem prestar os serviços para a comunidade, com iniciativas com as prefeituras, iniciativas privadas, fazendo assim a ocupação desta massa carcerária”.  

A ressocialização destes presos, é uma constância da Polícia Penal. “A missão nossa além de custodiar, é ressocializar o indivíduo e essa ressocialização acontece dentro da unidade e muitas vezes com essas parcerias, para poder aumentar este quadro de presos trabalhando e contribuindo com a população”, ressalta o diretor. 
 
BOMBEIROS 
Chefe do Núcleo Administrativo do 4º COB, Fábio Espínola informa que as ações dos bombeiros que culminaram em resultados positivos foram a implementação de reciclagens no âmbito da tropa do 4º Comando Operacional.

“Estes treinamentos em diversas áreas do Corpo de Bombeiros que atua, estão os aquáticos, terrestres, florestal, urbano, na área de prevenção contra incêndios e pânico”, informa.   

“Tivemos que concentrar esforços, reciclando a tropa para prestar um serviço de qualidade a toda a população do Norte de Minas, que compreende quase dois milhões de habitantes com unidades presentes em 10 municípios com área de abrangência de 150 km2, que representa, mais de ¼ do território mineiro (586 km2)”, explica Fábio Espínola. 

O 4º COB iniciou 2022 em atendimento às ocorrências decorrentes das fortes chuvas que atingiram os municípios de Porteirinha, Rubelita, Rio Pardo de Minas, Salinas, Taiobeiras e Capelinha.  

Apoiou no resgate a vítimas ilhadas, vistorias e interdição de locais de risco, auxiliou nas ações de proteção e a Defesa Civil para desalojados, desobstrução de vias e entrega de donativos.  
 
POLÍCIA FEDERAL 
Em 2022, o Núcleo de Controle de Arma de Fogo da Polícia Federal teve 1.085 requerimentos de aquisição, 945 requerimentos de registro, outros 93 de renovação de registro, além de 327 requerimentos de guia de trânsito para arma de fogo e 25 cassações de registro. 

Entre as prisões, a maior foi a de 17 pessoas por fraude contra o sistema financeiro, em março.  

“São 98 municípios sobre a nossa responsabilidade. A Polícia Federal, assim como a PC, presta não só os serviços de polícia judiciária, mas também um serviço administrativo de prestação de serviço para sociedade”, informa o delegado, Gilvan de Paula da PF.  

O setor Administrativo da PF, emitiu 6.634 passaportes. Isso corresponde a 13.268 atendimentos. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por