Sucesso absoluto a 13ª Festa da banana de Jaíba

Jornal O Norte
Publicado em 05/05/2007 às 10:53.Atualizado em 15/11/2021 às 08:03.

Elen de Sá


Correspondente



JAÍBA – Esta cidade, localizada a cerca de 70 km de Janaúba, esteve em festa no último final de semana. A 13a Festa nacional da banana foi realizada com uma vasta e diversificada programação. O evento foi realizado dias 26, 27, 28 e 29 de abril. A festa é realizada anualmente no parque de exposições de Jaíba e é organizada pela prefeitura Municipal, sendo realizada todo ano na mesma data, em comemoração ao aniversário da cidade, no dia 27 de abril. Neste ano, o município completou 15 anos de Emancipação Político - Administrativa.



O evento foi marcado por shows artísticos com cantores e bandas de renome nacional, programação cultural e palestras voltadas para a produção da banana, um dos principais geradores de renda no município e na região do Norte de Minas. A Festa Nacional da Banana é uma referência para o turismo regional e para a diversão de pessoas de vários municípios, que a cada ano prestigiam o evento.



Um dos temas relacionados à festa, e que ganha projeção a cada ano é a fibra da bananeira, já utilizada para fabricação de tecido. Esse trabalho é tema de um projeto piloto, ainda em gestação, existente no município.



Segundo dados da prefeitura de Jaíba, os artesãos já começaram a produzir bolsas, mochilas, tapetes, baús, flores e até mesmo biquínis com a fibra da banana, que serão comercializados no espaço titulado como Bananarte. O stand Banana com Arte, presente no parque, contou com muitos artesanatos, o que contagiou a todos que conheceram o rico trabalho dos artesãos de Jaíba.



A 13ª Festa Nacional da Banana contou com vários stands, barracas de alimentação, bebidas, camarote, camarote vip, trio elétrico e um palco com ampla estrutura e camarim, para recepcionar aos artistas.



As atrações musicais contagiaram a todos que estiveram presentes em todas as noites. Na Quinta-feira, o show ficou por conta de artistas regionais. Na Sexta-feira, o dia do aniversário da cidade, foi feita a abertura oficial da Festa, com presença de várias autoridades do município e da região. A animação ficou por conta da Banda Baiana Guigui-Gueto, e para finalizar a noite, a banda Inalaê, mostrou o seu diversificado repertório.



Em pronunciamento na abertura da Festa, no dia 27, o prefeito Wellington Campos acolheu a todos que estavam presentes, enfatizando a presença de várias pessoas dos municípios vizinhos e de outros municípios distantes que foram até Jaíba, somente para prestigiar a Festa que tem renome nacional.



- Agradecemos à presença de todos e pedimos uma atenção para a ornamentação da Festa, que nos outros anos, era ornamentada por terceiros e esse foi o primeiro ano, que tivemos o parque todo ornamentado por artesãos da própria cidade de Jaíba, com fibras oriundas da banana, o que buscamos valorizar e resgatar os valores existentes em nosso município – disse o prefeito.



No sábado, duas grandes atrações nacionais estiveram presentes em Jaíba. A festa começou com a super animada Rapazzola, que cantou em um trio elétrico, arrastando toda a multidão presente. E para mudar um pouco o clima, a noite contou com a super dupla sertaneja Rick e Renner, que encantou a todos com o clima romântico e para voltar a esquentar a galera, a banda Inalaê fechou com chave de ouro a madrugada.



No Domingo, último dia de festa, o evento começou mais cedo, abrindo a festa às 20h, com show de artistas regionais e para finalizar com chave de outro, a grande atração da noite foi a Banda Baiana Siz tema do Arrocha.



A organização do evento estima que somente no Sábado, cerca de 15 mil pessoas do estado e de várias regiões do País, estiveram presentes no parque de exposições de Jaíba. Ao todo, nos quatro dias de festa, aproximadamente 50 mil pessoas prestigiaram a 13a Festa Nacional da Banana.



A cidade de clima hospitaleiro, contou com hotéis, pensões e residências lotados de pessoas nos quatro dias de festa.



SERRATUR



Jaíba também é um dos municípios que faz parte do SERRATUR – Circuito Turístico da Serra Geral do Norte de Minas e a 13a Festa Nacional da Banana, é um grande marco do turismo regional, no segmento da agricultura e produtividade.



Estiveram presentes no evento, várias autoridades da região, entre elas, o prefeito de Catuti, José Barbosa Filho (Zinga), Gameleiras, Domingos Ferreira de Souza, Monte Azul, José Edivaldo, Pai Pedro, José Geraldo Rodrigues, Matias Cardoso, João Cordoval de Barros, Mamonas, Ailton Neres Santana e a gestora/turismóloga do Circuito Turístico, Niviany Josiely Silveira.



Segundo Niviany, Wellington Campos, prefeito de Jaíba, é parceiro do Circuito.



Niviany afirma que a Festa Nacional da Banana é um grande evento e que traz crescimento do turismo na região e com isso mostra o que Jaíba tem de melhor.



A gestora do circuito afirma que a sede do SERRATUR será inaugurada brevemente em Mato Verde-MG.



Ela acrescenta que no próximo dia 09 estará reunida na Secretaria de Estado do Turismo com os prefeitos do Consórcio União Geral e a Secretaria de Estado do Turismo e espera trazer muita novidade que possa deslanchar o turismo na região.



A Festa Nacional da Banana já é um marco no calendário anual de grandes eventos do Município de Jaíba.



PROJETO JAÍBA



Por muitos anos, a bananicultura foi o carro-chefe da movimentação econômica da região do município de Jaíba, mas nos últimos anos, essa realidade tem mudado.



Conforme dados da Emater, o município de Jaíba, onde está localizado um dos maiores projetos de irrigação da América Latina, o Projeto Jaíba, possui uma área plantada de dois mil hectares de banana e produz cerca de 30 toneladas por hectare a cada mês. A média anual da produção chega a 720 toneladas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por