
Natural de Coração de Jesus, Norte de Minas, o artista plástico César Saraiva, que se radicou durante um tempo em Montes Claros, compõe a final do 13º Prêmio Garimpo Dasartes 2023, integrando o painel de 17 finalistas. A votação ocorre até o dia 31 de janeiro e o grande vencedor será eleito por voto popular.
Saraiva, como o artista é popularmente conhecido, tem uma vertente artística voltada para a produção de quadrinhos e ilustrações. Como quadrinista, é criador do coletivo artístico Guilda dos Quadrinhos, ao lado do irmão, e também já participou como expositor no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ); II Gibizeira no Rio Grande do Sul; Feira de Artes Gráficas Gargante; Butantã Gibicon entre outros.
Em relação ao Prêmio Dasartes, promovido pelo maior grupo de mídias digitais em artes visuais do Brasil, Saraiva comenta que ele representa o reconhecimento de sua carreira artística.
“Para mim é muito bacana pois é um marco na carreira sendo reconhecido tanto por um dos maiores grupos de artes do Brasil. E, além disso, é muito satisfatório ser um representante da nossa região do Norte de Minas como um fruto desse meio tendo visibilidade no meio das artes” comenta.
Para o concurso, a ilustração escolhida é intitulada de “Solitário”, espécie de autorretrato feito a partir das técnicas de pintura digital.
O mais votado pelo público ganhará uma matéria na Dasartes (Edição nº 128, fevereiro 2023). A obra pode ser votada por meio do site https://dasartes.com.br/votacao-garimpo/.