Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Nas últimas semanas a Soebras/ Funorte recebeu a visita técnica da Comissão nacional de avaliação da Educação Superior (Conaes), para avaliar os padrões de qualidade e renovar o reconhecimento de cursos de graduação oferecidos pela instituição.
A Soebras/Funorte é a primeira instituição norte-mineira a receber
os novos conceitos do Mec (foto: Wilson Medeiros)
Na primeira etapa foram submetidos à diligência do Mec os cursos História, Letras, Odontologia e Nutrição que receberam conceito máximo, e Geografia que foi avaliado como muito bom.
Na segunda etapa, concluída nesta semana, a Comissão avaliou o curso Normal Superior, que também recebeu conceito máximo do Mec.
Segundo a diretora do campus Funorte/São Luiz, Ana Cristina Couto Amorim, o resultado é de grande relevância para a região.
- Por estarmos longe dos grandes centros e por pertencermos a uma das regiões mais pobres do país, são ainda maiores as dificuldades para se manter uma faculdade com um nível de qualidade como o que estamos atingindo agora. Estamos empenhando para que todos os cursos alcancem o mesmo conceito, de forma que as pessoas possam estudar e se qualificar em pé de igualdade com as formadas em instituições dos grandes centros, sem precisar mudar de cidade, argumenta a professora, que diz que a conquista é de alunos, professores e funcionários, pois a avaliação requer o desempenho de todos.
CRITÉRIOS
O Sinaes – Sistema nacional de avaliação superior utiliza dos instrumentos Enade, que avalia o estudante ingressante e o concluinte; a Comissão interna e externa de avaliação, que analisa a parte a estrutura física da instituição e Auto avaliação do curso, que avalia o corpo docente e discente, instalações de pesquisa, como laboratórios, bibliotecas e salas de aula e a organização didático-pedagógica, concedendo os conceitos Regular, Bom, Muito bom e Insuficiente, de acordo com as condições da instituição.
- Com exceção do curso de Geografia que teve o conceito Muito Bom, todos os outros cursos avaliados receberam o conceito Muito bom, que é o máximo concedido pelo Sinaes, comemora Ana Cristina.
A diretori diz que o reconhecimento tem validade de quatro anos, quando a Comissão retorna para uma nova avaliação.
DESAFIO
Segundo Ana Cristina Amorim, o próximo curso a ser avaliado é Comunicação Social/Jornalismo.
- Não existe no Brasil nenhuma faculdade de Comunicação com conceito máximo. Atualmente nosso curso está avaliado Regular. Estamos trabalhando para que na próxima avaliação, que acontece em setembro, possamos atingir o conceito Bom, nivelando às outras instituições e, a partir de então, batalharmos pela conquista do Muito bom, que é nossa meta, argumenta a diretora, que diz o resultado da avaliação é um reconhecimento do trabalho de todos os envolvidos no processo, principalmente alunos, professores e egressos, que têm se empenhado para o fortalecimento dos cursos.