Paulo Brandão
Correspondente
FRANCISCO DUMONT - Começam hoje, sexta-feira, as comemorações do 43° aniversário de emancipação político-administrativa de Francisco Dumont. De hoje até domingo esta cidade estará em festa, recebendo inúmeros visitantes e turistas de todo o estado. Tudo isso, devido também a uma promoção que a Sociedade rural está organizando: a 2° Vaquejada nacional, que acontece no Parque de vaquejada e de leilões Geraldo Domingos da Costa. Serão distribuídos R$ 15 mil em prêmios e, para o 1° lugar, uma motoa zero km.
Para hoje está programada, às 20 horas, a abertura oficial do aniversário da cidade. Às 22h, show com a dupla John e Nill. Amanhã, sábado, a abertura da vaquejada acontece às 9 da manhã; à noite, haverá show com a banda Stigma. O encerramento será domingo, 09, com reinício da vaquejada, às 9h. Às 20h, show com a dupla Claudiney e Claudeny.
HISTÓRICO
A denominação primitiva desta cidade era Barreiro, devido aos buracos abertos no solo salgado, escavados pela língua do gado à procura de sal. No chamado “tempo das águas”, esses buracos eram inundados e, por isso, chamados de barreiros. A sua origem, assim como de outras tantas povoações do interior mineiro, deu-se devido à exploração de pedras preciosas. Barreiro nasceu perto de Jequitaí e Burity Grande, onde havia catas de pedras preciosas.
Naquela época, existia um intercâmbio de garimpeiros, mineradores e compradores entre as localidades de Jequitaí e Tijuco – Diamantina -, passando por Barreiro e Burity Grande.
No ano de 1892, foi criado o distrito de Barreiro pela Câmara Municipal de Bocaiúva e instalado em 1906. Em 1943, ocorreu a mudança do nome Barreiros (no plural) para Vargem Mimosa. Dez anos depois, o lugar passou a se chamar Conceição do Barreiro. Já em 1962, foi criado o município de Francisco Dumont, desmembrado do de Bocaiúva. O nome é uma homenagem a Francisco de Moura Dumont, antigo morador do lugar, homem de grandes virtudes e um dos mais importantes fazendeiros do município.
MAIS FESTIVIDADES E TURISMO
No mês de julho, acontecem as tradicionais Festas de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, e do Divino Espírito Santo. Além das festas, o município possui um balneário com três piscinas de águas correntes, denominado Açudão, que em tempo de calor atrai centenas de turistas de várias cidades de Minas Gerais.
O município ainda abriga várias cachoeiras e clubes como o de Tamandaré e Fazenda Sampo que encanta visitantes com as belezas do Rio Jequitaí e o Córrego do Ouro.
De acordo com o censo de 2004, Francisco Dumont tem uma população estimada em 4.910 habitantes e área territorial 1.553 k e está distante 115 km de Montes Claros passando por Bocaiúva.