Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – As chuvas dos últimos dias contribuíram para aumentar o volume de água nos rios, reservatórios e lagos. Esta semana, o nível de água da barragem Bico da Pedra, entre as cidades de Janaúba e Nova Porteirinha, subiu 20 centímetros. O nível de água da represa está 3,50 metros para o transbordamento.
Limpeza e revitalização do Rio Gorutuba, em Janaúba
(foto: Arnaldo Pereira)
Apesar do índice pluviométrico e, literalmente, abundância de água, os ambientalistas demonstram preocupação quanto à preservação dos recursos hídricos e também dos peixes. A ação dos defensores da natureza ganhou impulso esta semana com manifestação através de carta e caminhada pelas vias públicas desta cidade.
O servidor público municipal Avelino Rodrigues Filho, o Dodô, clama pelo cumprimento da legislação quanto à piracema – período de desova dos peixes. – Os filhotes dos peixes têm menos chances de sobreviverem aos ataques dos predadores. Cada peixe deposita cerca de 2 mil ovos, sendo que apenas 10 chegam a idade adulta – relata o defensor na carta “Campanha para a salvação dos peixes da barragem de Janaúba”.
No manifesto, Avelino Rodrigues cita que a maior ameaça para a piracema é o predador homem, que aproveita esse período para pescar. – Isso é um crime, pois o aborto de seres humanos choca muitas pessoas, matando um peixe abortamos a vida de 2 mil seres vivos – disse.
CAMINHADA
“Salvar o rio Gorutuba, Janaúba...”. Esse é o refrão da música do cantor janaubense Carlito, composta nos anos 90, e que foi tema da caminhada ecológica realizada pelos professores e estudantes do Colégio Pilares, na quarta-feira, 22.
Alunos do Ensino Infantil e Fundamental desfilaram pelas principais vias públicas de Janaúba e simularam os males que a poluição causam ao rio Gorutuba e ao mesmo tempo, os educadores e estudantes mostraram de maneira a população pode ajudar. Plantio de árvores e recolhimento do lixo foram algumas das sugestões apresentadas na caminhada do Colégio Pilares.
Oliveira Júnior: Estudantes pedem mais atenção pelo rio Gorutuba e pela natureza.