geral

Serviço de ‘Emergência MG’ expande cobertura

Com a ampliação, programa passa a atender mais de 20 milhões de habitantes de Minas

Larissa Durães*
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 26/03/2025 às 19:00.
Tenente Kollek informa que a nova ferramenta contribuirá para aprimorar o serviço do Corpo de Bombeiros (corpo de bombeiros)
Tenente Kollek informa que a nova ferramenta contribuirá para aprimorar o serviço do Corpo de Bombeiros (corpo de bombeiros)

O serviço Emergência MG, que permite o acionamento das Forças de Segurança pela internet, passou a atender todo o estado desde a última sexta-feira (21). Com a expansão, o programa lançado em dezembro de 2023 agora alcança os mais de 20 milhões de mineiros, oferecendo novas formas de contato com a segurança pública, como mensagens de texto, compartilhamento de localização.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que, somente em 2025, já foram registrados 32.639 acionamentos de emergência em Montes Claros. O número reforça a importância da ampliação do serviço, que promete desafogar as centrais de atendimento tradicionais.

A nova ferramenta também deve contribuir para a melhoria do atendimento do Corpo de Bombeiros. “O que se espera é ampliar as formas de acionamento do serviço de emergência em Minas Gerais, melhorando a comunicação com a população”, explica o tenente Kollek Pereira da Silva, da Assessoria de Comunicação do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Montes Claros.

Segundo ele, o envio de fotos pode ser essencial para otimizar o atendimento de ocorrências de menor gravidade. “Se houver dois incêndios em lotes vagos ao mesmo tempo, a imagem permite que o bombeiro avalie qual demanda é mais urgente. Se um deles ameaça uma residência, enquanto o outro não apresenta risco imediato, conseguimos priorizar melhor o atendimento”, detalha.

No Norte de Minas, as principais ocorrências atendidas pelos bombeiros são emergências médicas, seguidas por busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar de traumas, acidentes de trânsito e, posteriormente, incêndios florestais. “Com a nova tecnologia, algumas dessas ocorrências poderão ser atendidas de forma ainda mais eficiente”, garante Kollek.

O compartilhamento da localização via GPS também deve agilizar resgates, principalmente em áreas remotas. “Se uma pessoa se perder em uma mata e tiver bateria no celular, ela poderá enviar sua localização, facilitando a ação do Corpo de Bombeiros”, afirma Kollek. “Nesses casos, podemos até mesmo acionar uma aeronave para agilizar o resgate, já que a vítima nem sempre sabe informar sua localização exata”.

A possibilidade de enviar fotos, compartilhar localização e realizar videochamadas também auxiliará na triagem das ocorrências. “Se temos três chamados simultâneos e apenas uma equipe disponível, as imagens ajudam a definir qual precisa ser atendida com mais urgência”, explica. “Além disso, a videochamada pode ser usada para verificar a veracidade do chamado e evitar trotes, otimizando ainda mais o trabalho das equipes”.

Uma das grandes inovações do Emergência MG é a acessibilidade para pessoas surdas. “O público surdo, muitas vezes, não consegue ligar e falar, então essa tecnologia permitirá que as ocorrências sejam registradas por mensagem de texto ou aplicativos”, pontua Kollek. “Isso diversifica a porta de entrada das ocorrências para os bombeiros e demais órgãos de segurança, tornando o serviço mais inclusivo e eficiente”.

*Com informações da Agência Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por