Logotipo O Norte
Domingo,7 de Setembro

Senar realiza curso em Glaucilândia

Jornal O Norte
Publicado em 03/08/2006 às 12:24.Atualizado em 15/11/2021 às 08:41.

Alexsandro Mesquita


Correspondente



GLAUCILÂNDIA - Através da campanha de meio ambiente e cursos em toda a comunidade de Glaucilândia a Emater percebeu a necessidade de um curso de mecanização e capacitação com máquinas agrícolas, como operação e manutenção.



De acordo com a Emater local, foi feita uma parceria com o SENAR- serviço nacional de aprendizagem rural e também com a prefeitura para realização do curso Trabalhador na operação e manutenção de tratores agrícolas. Foram ministradas aulas teóricas, mecânicas e preparo do solo.



- Fizemos a mobilização, o Senar entrou com o curso, a prefeitura com a alimentação, o prefeito Marcelo Ferrante emprestou o terreno e Dr. Luiz Brant, o trator - diz Denise Dias Maia, extensionista da Emater.



Cooperação é a palavra certa para se chegar a um objetivo. Para os alunos, até mesmo para os mais experientes, foi também um momento de rever o que sabe e tentar aperfeiçoar.



APRENDIZAGEM



Seliomar Mesquita, já há algum tempo ressalta que um curso desses é de grande serventia para qualquer um, principalmente para operador que precisa conservar a máquina.



- Quanto mais aprendemos, vemos que sabemos muito pouco - diz.



Nilton Gonçalves de Andrade não sabia quase nada, mas diz que agora já está capacitado.



- Aprendi muita coisa que jamais conseguiria aprender sem o curso - explica.



Já Alfeu Prudêncio tem uma nova visão de como trabalhar com a máquina e os cuidados que se deve ter, apesar de ser bruta, como se fosse um coração. Fala ainda, que pode cobrar mais do patrão, pois adquiriu novos conhecimentos sobre seu equipamento de trabalho.



- Tenho pouca experiência, mas através da parceria, aprendemos várias coisas, desde o iniciar do trabalho até a fase final, como colocar água a uma troca de óleo. É necessário que todos, mesmo as pessoas mais velhas de profissão façam o curso. É um desenvolvimento que vem para Glaucilândia com essa parceria - enfatiza o trabalhador.



O instrutor do Senar e engenheiro agropecuário, Geraldo Fonseca de Castro explica que esse curso para tratorista já com experiência é bom porque ele vai adquirir novos conhecimentos.



- O mercado de trabalho hoje é muito exigente, então com o aperfeiçoamento sempre vai haver lugar para trabalhar – diz.



PARCERIA



André Luiz Mendes Souza é mobilizador do Senar e também representante do sindicato dos Produtores Rural de Montes Claros. Ele ressaltou mais uma vez a parceria a entre prefeitura e a Emater.



- Através de parcerias como esta, realizamos vários cursos de capacitação e aperfeiçoamento no que se refere à produção na zona rural como bovinocultura de corte e leite – diz.



Foram 40 horas de curso em 5 dias – de 25 a 29 de julho. Segundo informações da Emater, quem não pode fazer o curso nesse primeiro momento por falta de experiência, terá uma nova chance assim que estiverem mais bem preparadas.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por