A prefeitura municipal de Glaucilândia e a Codevasf (Companhia dos Vales do Rio Doce e Parnaíba) realizam no dia 16 de março de 2007, na escola municipal Joaquim da Silva maia o Seminário de lançamento do projeto de revitalização da Bacia do Rio das Pedras. Estarão presentes educadores, alunos, agricultores, lideranças comunitárias e profissionais autônomos.
(foto: Clayton Souza)
O objetivo do seminário é conscientizar a comunidade local sobre a importância de utilizar os recursos naturais na produção agropecuária sem que as ações empregadas venham causar desequilíbrio ambiental.
Entre as propostas apresentadas pelo projeto podemos citar: construção de 40 barragens de concreto nos córregos, 350 bacias para captação de água da enxurrada em estradas, construção de 50 tanques para retenção de água da chuva para o consumo animal.
As cavalgadas ecológicas e os mutirões de limpeza são também propostas do projeto. A cavalgada serve para que a comunidade descubra a importância de conhecer melhor o ambiente em que vive, e se tornem sujeitos ativos que interfiram nas ações que venham a danificar o meio ambiente. O mutirão da limpeza promove a comercialização do lixo retirado da comunidade. Exemplo: plástico, ferro velho e alumínio. A intenção é conjugar a saúde, a alimentação e o meio-ambiente.
O seminário terá como palestrantes representantes da Suplan, Emater, Ibama, Ciea, Dades, presidente do comitê da Bacia do Rio Verde Grande e representante da organização não governamental OVIV.
Serão inaugurados também os viveiros para a produção de mudas frutíferas para reconstituição das matas ciliares. Estas produzirão frutos que serão utilizados na fabricação de polpas e doces para a comercialização.
No encerramento do seminário será assinada a Lei instaurada do fórum da Agenda 21 de glaucilândia, conforme a Eco 92.