Seminário de lançamento do projeto de revitalização da Bacia do Rio das Pedras

Jornal O Norte
Publicado em 13/03/2007 às 10:26.Atualizado em 15/11/2021 às 07:59.

A prefeitura municipal de Glaucilândia e a Codevasf (Companhia dos Vales do Rio Doce e Parnaíba) realizam no dia 16 de março de 2007, na escola municipal Joaquim da Silva maia o Seminário de lançamento do projeto de revitalização da Bacia do Rio das Pedras. Estarão presentes educadores, alunos, agricultores, lideranças comunitárias e profissionais autônomos.






(foto: Clayton Souza)



O objetivo do seminário é conscientizar a comunidade local sobre a importância de utilizar os recursos naturais na produção agropecuária sem que as ações empregadas venham causar desequilíbrio ambiental.



Entre as propostas apresentadas pelo projeto podemos citar: construção de 40 barragens de concreto nos córregos, 350 bacias para captação de água da enxurrada em estradas, construção de 50 tanques para retenção de água da chuva para o consumo animal.



As cavalgadas ecológicas e os mutirões de limpeza são também propostas do projeto. A cavalgada serve para que a comunidade descubra a importância de conhecer melhor o ambiente em que vive, e se tornem sujeitos ativos que interfiram nas ações que venham a danificar o meio ambiente.  O mutirão da limpeza promove a comercialização do lixo retirado da comunidade. Exemplo: plástico, ferro velho e alumínio. A intenção é conjugar a saúde, a alimentação e o meio-ambiente.



O seminário terá como palestrantes representantes da Suplan, Emater, Ibama, Ciea, Dades, presidente do comitê da Bacia do Rio Verde Grande e representante da organização não governamental OVIV.



Serão inaugurados também os viveiros para a produção de mudas frutíferas para reconstituição das matas ciliares. Estas produzirão frutos que serão utilizados na fabricação de polpas e doces para a comercialização.



No encerramento do seminário será assinada a Lei instaurada do fórum da Agenda 21 de glaucilândia, conforme a Eco 92.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por