Alexsandro Mesquita
Correspondente
GLAUCILÂNDIA - A antiga estação ferroviária, onde atualmente está instalada a FNS - Fundação Nacional de Saúde, tem sua estrutura melhorada a cada dia. Motivo e peça fundamental na formação do município de Glaucilândia, é também orgulho para muitos daqueles que foram ferroviários e ajudaram a construir a história da região.
Para Manoel Pedro Araújo, agente e coordenador de saúde pública, ele é uma das pessoas que ajudam a cuidar do prédio desde 2001, e diz que a estação é um grande patrimônio público.
- Quando fomos para lá estava sem porta, janela, destelhado, não tinha sanitário, pia, caía aos pedaços. Fomos cuidando aos poucos e no ano passado, com a ajuda da administração municipal, pintamos todo o prédio e demos uma geral - diz Manoel Pedro.
QUESTÃO DE SAÚDE
Já em relação à saúde pública, Manoel Pedro é o responsável pelo material de proteção, uniformes, veículos, como também da preparação de todo o material de trabalho de campo, coordenado por Dirceu Marques.
- Toda a equipe da Funasa, bem como o material para o trabalho das campanhas de Chagas e dengue que começam no início de maio, estão preparados para a execução - diz Manoel.
TRABALHOS REALIZADOS
Sobre a dengue, Manoel Pedro tranqüiliza a população:
- Já antecipamos e fizemos o terceiro tratamento focal e perifocal que seria realizado em junho. Não encontramos focos positivos. Sobre a (Leishmaniose) calazar temos atendido as solicitações dos moradores. Apareceram poucos cães com calazar, mas há a preocupação porque sempre podem surgir novos casos e aumentar o número tendo em vista que a incidência em municípios vizinhos é bem maior, explica Manoel.
De acordo ainda com o coordenador da Funasa, a secretaria municipal de Saúde e toda a sua equipe estão atentas para qualquer eventualidade.