Saraiva visita Lassance e diz que incluirá cidade no centenário de Carlos Chagas

Jornal O Norte
13/12/2005 às 10:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

Tiago Severino


Correspondente

LASSANCE - O ministro da saúde, Saraiva Felipe, esteve nesta cidade no último domingo, 11, quando foi homenageado com a medalha de honra ao mérito legislativo. O ministro anunciou a liberação de recursos para a estação de tratamento de água do município e, também, prometeu elaborar um projeto para comemorar o centenário da descoberta da doença de Chagas, que incluirá o município no roteiro.




Saraiva Felipe promete colocar Lassance no roteiro


do centenário do cientista (Foto: Tiago Severino)

Saraiva é o primeiro ministro a visitar o município de Lassance, que tem cerca de 6,5 mil habitantes e fica situada entre as cidades de Várzea da Palma e Curvelo. Durante a visita, acompanhado do prefeito Cristóvão Colombo Vita Filho (Tovinho - PSDB) e de políticos que formam a Ammesf - Associação dos municípios do Médio São Francisco, visitou o memorial Carlos Chagas, e seguiu para o Centro Cultural, onde aconteceram as homenagens.

Além do ministro Saraiva, o jovem Jean Felipe Leal Silva, morador e aluno da escola estadual Carlos Chagas, foi homenageado pelo desempenho na Olimpíada brasileira de Matemática. Ele é um dos trinta finalistas da competição.

MINHA HISTÓRIA

Durante pronunciamento, Saraiva disse que Lassance representa um pedaço da história de sua vida. Ele lembra que foi na cidade que realizou a primeira autopsia, quando estava em uma comunidade e, devido a divergências, um homem acabou sendo morto. Saraiva era o único médico presente, por isso, foi obrigado a fazer o trabalho.

- A vinda do ministro a nossa cidade representa o fortalecimento de laços de amizade e a certeza do comprometimento de Saraiva com o povo lassancense - afirma Tovinho, que também é presidente da Ammesf.

A visita do ministro faz parte de um calendário de eventos de comemoração de 52 anos de emancipação político-administrativa do município, que ficou marcado na história do Brasil como o local onde Carlos Chagas descobriu a doença que ganhou o seu nome.

- Lassance é um marco na história da saúde pública brasileira, pois foi aqui que o doutor Carlos Chagas descobriu sozinho todo o ciclo da doença de Chagas - disse o ministro.

Na oportunidade, foram entregues 12 chaves das casas construídas pela prefeitura, em parceria com a Funasa - Fundação nacional de saúde. As famílias receberam novas residências em substituição àquelas feitas de tapera, ideais para a proliferação do barbeiro, agente causador da doença.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por