Carro ‘O Santuário’, segundo a desfilar pela escola, representa a religiosidade e marca o encerramento do cortejo, onde os romeiros acendem suas velas e fazem suas promessas em agradecimento aos santos (Leonardo Rezende/ divulgação)
Tudo está preparado para a apresentação dos Catopês de Montes Claros na Marquês de Sapucaí, no Carnaval do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (9), com a Escola de Samba Acadêmicos de Niterói (série de acesso), que traz o enredo “Um Céu de Fitas”.
Mais de dois mil componentes desfilarão pela escola, que conta com 17 alas, um tripé e três alegorias. A escola será a sétima a se apresentar, com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão a partir das 2h da madrugada. Ao todo, cerca de 200 montes-clarenses integrarão a escola, sendo aproximadamente 130 catopês.
O presidente da Associação dos Catopês, mestre Zanza Junior, expressa sua imensa felicidade ao testemunhar a homenagem prestada a seu pai, mestre Zanza, durante o Carnaval, uma das maiores festas a céu aberto do mundo — “Estamos muito felizes por poder homenagear o mestre Zanza, nossa cultura ancestral e, ao mesmo tempo, o ideal seria trazer todas os dançantes, porém a maior parte das promessas do poder público e parlamentares não serem cumpridas, tivemos o apoio e engajamento de vários artistas e sociedade da nossa região. Enfim, como o próprio hino diz no enredo ‘o sagrado tambor de fé é de enfrentar maré’, então essa luta, essa resistência, ainda acontece até os dias de hoje e nós estamos perseverando, lutando e resistindo e vamos estar dando o nosso melhor na Marques de Sapucaí em busca do título”, diz.
A cantora montes-clarense, Leila Britto, que já se encontra no Rio de Janeiro para o desfile, conta que foram meses compartilhando saberes inspirados no otimismo — “Unimos nossos corações em torno do amor pela cultura montes-clarense e os Catopês, focados no enredo ‘Catopês Um céu de Fitas’. Foram várias viagens ao Rio de Janeiro, incluindo o ensaio técnico no mês de janeiro, no qual pudemos perceber de pertinho toda a grandiosidade do maior espetáculo do planeta na Marquês de Sapucaí”, conta.
“O dia 9 de fevereiro será um marco para nossa cultura e eu me sinto parte dessa história. O enredo está incrível e estamos otimistas quanto ao título. Que nosso céu de fitas montes-clarense e o legado do saudoso Mestre Zanza espalhem suas cores pelo mundo. Todos os momentos até aqui foram marcantes e me impulsionaram durantes todos os preparativos, lapidados dia a dia no Barracão da Acadêmicos de Niterói. Estamos preparados para esse momento incrível e inesquecível”, finaliza a cantora.
“Foi muito trabalho e nervosismo nesta última semana pra deixar tudo pronto para hoje. Trabalhamos esses últimos dias até as 6h da manhã e chegando aqui por volta das 10h. Estamos prontos! Levar o título? Se Deus quiser!”, relata o carnavalesco da Unidos de Niterói, Thiago Martins.