De capital para capital

Salinas brilha com 30 marcas de cachaça na Expocachaça em BH

Larissa Durães*
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 02/07/2024 às 21:15.
Reconhecida como Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2012, Salinas é renomada pela excelência de suas cachaças (EXPOCACHAÇA/DIVULGAÇÃO)
Reconhecida como Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2012, Salinas é renomada pela excelência de suas cachaças (EXPOCACHAÇA/DIVULGAÇÃO)

Na 33ª Expocachaça, que acontece de 4 a 7 de julho em Belo Horizonte, o Sebrae Minas apoiará 30 marcas de cachaça da Região de Salinas, Norte de Minas, promovendo a origem, cultura e os produtores locais. Reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como Indicação Geográfica em 2012, a região é famosa pela qualidade de suas cachaças. O evento, que contará com 250 expositores e mais de dois mil produtos, espera atrair 20 mil visitantes e gerar R$ 30 milhões em negócios.

Jean Henrique de Oliveira, presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Salinas (APACS), confirmou que a Expocachaça contará com a presença de muitos representantes da cidade. Segundo Jean, 54 marcas de cachaça são associadas à região e 30 delas, apoiadas pelo Sebrae, estarão na exposição. “Queremos mostrar a Cachaça de Salinas para o mundo, gerando uma visibilidade gigantesca”, disse ele, destacando a qualidade e a força das cachaças locais.

“Salinas, reconhecida como a capital nacional da cachaça pela Câmara dos Deputados, já exporta cachaças famosas como Seleta e Havana, e outras marcas também estão começando a ganhar expressão”, informa o presidente da APACS. Jean espera um aumento de 30% nas vendas em relação ao ano passado, graças às novidades que serão apresentadas na exposição. “No evento, haverá degustação, exposição de rótulos e venda direta, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer a história de cada marca. A participação visa fortalecer a associação e a indicação geográfica, um marco importante para a região”, destaca.

A empresa, fundada há 35 anos em 1989 com o lançamento da Cachaça Salineira, introduziu a nova marca, Cachaça Valiosa, dezessete anos depois. Segundo a sócia proprietária, Leila Dayse Cardoso Sarmento, um motivo especial para participar é que a Cachaça Salineira foi premiada no concurso New Spirits (Espírito da Expocachaça), recebendo a medalha pelo método sensorial de safras especiais. “Esse é um motivo adicional para participar, embora estejamos presentes há 20 anos, estaremos lá com ambas as cachaças, que sempre andam juntas”, conta. 

“Na feira, focamos em mostrar nossos produtos como uma vitrine, não apenas para vendas, mas para divulgar e interagir com os clientes, destacando a qualidade da cachaça artesanal. E após a Expocachaça, observamos geralmente um aumento na procura, especialmente entre os consumidores finais que apreciam a bebida. Apesar de não ser significativa, essa exposição sempre vale a pena para criar uma base de clientes potenciais e fortalecer nossa marca”, ressalta Sarmento.

“A Expocachaça é um dos eventos mais importantes do setor, proporcionando visibilidade para pequenos produtores apresentarem suas marcas, estabelecerem contatos comerciais e conquistarem novos clientes. Além de promover a cachaça artesanal, a feira destaca a diversidade e qualidade dos produtos mineiros, valorizando as iguarias gastronômicas de Minas Gerais”, afirma Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
 
CAPITAL NACIONAL
Localizada a 217 km de Montes Claros, Salinas ganhou o título de “Capital Nacional da Cachaça” em 2018, por meio do Projeto de Lei (PL) 8468/17, da então deputada Raquel Muniz (PSD-MG).

Raquel Muniz destacou que a produção da cachaça é uma importante atividade econômica do município, que também incorporou a atividade em sua vida cultural. Na cidade, funciona o Museu da Cachaça, além de ser promovido o “Festival Mundial da Cachaça”. Em 2019, a médica montes-clarense recebeu uma homenagem da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs).

“A nossa cachaça de Salinas é um produto inigualável, que leva o Norte de Minas para os quatro cantos do mundo. Mais do que uma bebida, representa a cultura da nossa região”, comentou na época em uma reportagem para o jornal O NORTE.

*Com informações da Agência Senado

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por