Marlon Bruno
Correspondente
BOCAIÚVA - Dar oportunidade de escolarização para jovens e adultos agricultores excluídos do sistema formal de ensino é o objetivo do programa Saberes da terra, que integra qualificação social e profissional. Com essa meta, o ministério da Educação, juntamente com a secretaria municipal de Educação, está levando para a zona rural uma oportunidade de ensino para aqueles que não tinham condições de estudar.
Em Bocaiúva, um dos seis municípios contemplados com o programa em Minas Gerais, 60 alunos das comunidades de Roça Velha e Triunfo participam do programa de alfabetização e especialização. O curso conta com dois professores e um técnico agrícola. As aulas são distribuídas em ciências humanas e naturais e, ainda, aulas práticas oferecidas pelo técnico.
- Bocaiúva foi uma cidade privilegiada com o programa, que é pioneiro e inovador em educação no meio rural, diferente de outros métodos oferecidos para o ensino do homem do campo. O curso traz uma linguagem de aprendizagem voltada para a necessidade do meio rural - diz Silvani Oliveira, coordenadora do programa.
O curso tem duração de dois anos e é equivalente ao ensino básico (5ª a 8ª séries).