Representantes das vigilâncias sanitária e epidemiológica de todo o Brasil estarão em Belo Horizonte, de 28 a 30 de junho, para participar da Reunião Conjunta das Câmaras Técnicas de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica e representante da Vigilância Ambiental, organizada pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), em parceria com a secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
O encontro tratará da Lei de Autoridade Sanitária e Centro Estadual de Vigilância em Saúde. As câmaras técnicas são órgãos de assessoramento aos secretários estaduais de saúde. A reunião acontecerá no Hotel Othon Palace, com abertura prevista para as 14 horas de amanhã. Após a solenidade de abertura, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Teixeira, falará sobre a perspectiva da vigilância em saúde na SES-MG e a respeito da Lei de Autoridade Sanitária.
AÇÕES
Em um primeiro momento, acontecerá uma reunião de todos os participantes, com o objetivo de harmonizar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, para assim estruturar as ações de vigilância em saúde no Estado de Minas Gerais. Após este trabalho inicial as câmaras se separam para discutir suas pautas específicas. Para o superintendente da Vigilância Sanitária da SES-MG, José Geraldo de Castro, este evento é de grande relevância para o Estado, pois mostra a importância de Minas no contexto das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, além de fortalecer a futura instalação da Vigilância.