Reinaldo Teixeira, Diretor da AMM, sugere ações para fortalecimento do associativismo regional

Jornal O Norte
Publicado em 03/01/2007 às 08:41.Atualizado em 15/11/2021 às 07:54.

O prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Landulfo Teixeira, não mais será candidato a presidente da Amams – Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, pelo fato de ter sido empossado como Diretor Regional Norte da AMM – Associação Mineira de Municípios. Embora contando com o apoio de praticamente todos os deputados da região para uma possível candidatura, Reinaldo diz ser mais importante, neste momento, fortalecer o trabalho da Amams, já que, na AMM, terá condições de, além de auxiliar a entidade regional, desenvolver um trabalho muito mais abrangente para o Norte de Minas e os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha.



Em visita à redação na tarde de ontem, o também prefeito de Capitão Enéas alinhou pontos que considera importantes para o incremento do trabalho da Amams e que estará defendendo como Diretor da AMM a partir deste mês. A seguir, um resumo das principais ações sugeridas por Reinaldo Landulfo Teixeira visando ao fortalecimento da Amams e ao aumento da representatividade da região junto aos governos federal e estadual, em cooperação com as bancadas de deputados recém-eleitos para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal.



Segundo o Diretor da AMM, a Amams, entidade que visa à integração econômica, social e administrativa dos municípios que a compõem, precisa e deve ter como objetivo principal agregar ações para o desenvolvimento e fortalecimento da região, de seus municípios.





SUGESTÕES



Dentre os objetivos que poderão solucionar problemas que levam às desigualdades regionais no Estado de Minas Gerais, Reinaldo sugere:



1. Criação e Implantação da Faculdade de Gestão Pública, exclusiva para formação de pessoal para as prefeituras.



2. Criação e implantação da UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DE MINAS - UFNM, utilizando a atual estrutura do NCA - Núcleo de Ciências Agrárias da UFMG em Montes Claros. 



3. Com a criação da nova Sudene, é necessário que o Estado de Minas Gerais tenha participação efetiva na aprovação de projetos e liberação de recursos, conforme sua importância. Além do fortalecimento e consolidação do sistema SEDVAN/IDENE. Devido à sua alta relevância, esse assunto deveria ser tratado com mais profundidade por parte da Amams e dos representantes da região.



4. Implantação imediata da Superintendência da Caixa Econômica Federal em Montes Claros.



5. PORTO SECO DO NORTE DE MINAS – Melhoria das condições de exportação e maior arrecadação de impostos para a região. Principais cidades exportadoras: Montes Claros, Pirapora, Bocaiúva, Capitão Enéas, Várzea da Palma, Janaúba e Salinas, além dos projetos de irrigação do Jaíba e Gorutuba.



6. PARQUE TECNOLÓGICO DE MONTES CLAROS, importante ação para o desenvolvimento da região, sob a coordenação com a ACI – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros e outras entidades que já vêm trabalhando nesse sentido.



7. PACTO FEDERATIVO – Luta pela distribuição mais justa dos recursos entre os governos federal, estaduais e municipais. Urgência no aumento de 1% da cota do FPM - Fundo de Participação dos Municípios.



8. Criação dos escritórios de representação da Amams em Belo Horizonte e Brasília/DF, com ampliação da equipe técnica e o aumento da sua área de atuação.



9. Apoio e conseqüente fortalecimento dos Consórcios Intermunicipais e Associações Microrregionais, mantendo-as vinculadas à Amams e à AMM.



10.  Implantação do Plano Permanente de Convivência com a Seca, em parceria com a CEDEC/MG e SEDEC/DF.  Isto viria atender uma reivindicação dos prefeitos que se sentem satisfeitos com as ações realizadas esporadicamente, mas que nunca se tornam permanentes, no combate aos efeitos danosos da seca na região.



11.  Exigir a conclusão dos estudos e obras estruturantes para a região, tais como: BR-135, barragens de Congonhas, Berizal, Jequitaí, Vacarias, Pinhão e Calindó. Além da revitalização das bacias hidrográficas, através do Saneamento Ambiental. 



12.  Criação do Espaço Cultural “NORTE DE MINAS”, com o objetivo de agregar, incentivar e difundir as várias manifestações artítico-culturais do Norte de Minas e dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.



Sistema de comunicação e informação mais ativo, criação de Jornal e revista da Amams e manutenção, com atualização diária, do site da Amams e das entidades microrregionais.


Reinaldo Landulfo Teixeira é Prefeito de Capitão Enéas, Engenheiro pela PUC-MG, Pós-graduado em Administração pela FJP, com Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Politécnica de Madrid-Espanha, Membro Titular do Conselho Nacional das Cidades, Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Conselho de Política Ambiental Copam-Norte.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por