Logotipo O Norte
Domingo,6 de Julho
emater 74 anos

Regional de MOC, a maior do Norte de Minas, atende 24 mil agricultores

Alexandre Fonseca*
Publicado em 07/12/2022 às 23:16.

Fundada em 1948, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) completou na terça (6), no Dia Nacional do Extensionista Rural, 74 anos de atuação e contribuição na vida do homem do campo mineiro.  

O governador Romeu Zema participou da cerimônia realizada em Belo Horizonte.

Referência em Minas e no Brasil no desenvolvimento e capacitação de mais de 350 mil produtores rurais mineiros, a Emater regional de Montes Claros, a maior do Norte de Minas, atende 23 municípios totalizando 24 mil agricultores. 

De acordo com o gerente regional de MOC, José Arcanjo Marques Pereira, a empresa vai além da assistência técnica especializada; ela também participa da organização social do Norte de Minas. 

“Enquanto empresa pública de assistência técnica e extensão rural, ela é responsável por programas e projetos que fortalecem a agricultura familiar. Ela auxilia as instituições do governo que fazem acontecer esse tipo de agricultura, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e também o Programa do Artesanato Brasileiro (Pab). Além disso, cabe a Emater assegurar a produção de alimentos e o abastecimento local e regional, bem como a produção sustentável e a conservação da água e do solo” diz o gerente. 

Na cerimônia realizada na capital mineira, o presidente da Emater, Otávio Martins, ressaltou que a estatal vive seu melhor momento, com investimento em melhorias.  

“Minas é o berço da extensão rural no Brasil e temos orgulho de fazer parte disso. Chegar aos 74 anos de idade não é para qualquer empresa. E, apesar da idade, posso afirmar que a Emater está em seu melhor momento, transformando vidas nos campos de Minas, agregando valor a quem produz e gera emprego e renda no nosso estado”, disse.

“É uma honra prestar esse serviço que busca viabilizar e estender o conhecimento para o homem do campo; principalmente, o conhecimento produzido e pesquisado nas universidades. Agradecemos ao produtor rural e a sociedade pela confiança. A Emater está se modernizando e esperamos que venham mais 74 anos pela frente, com novas tecnologias e oportunidades para o produtor rural”, completa José Arcanjo.
 
DESTAQUE NACIONAL
A Emater e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), estão entre as cinco melhores empresas do setor do Brasil. 

O anúncio aconteceu durante a premiação Melhores do Agronegócio, realizada pela Revista Globo Rural, no último dia 30. Na categoria Serviços Agropecuários, elas conquistaram segunda e quarta colocação, respectivamente.

A premiação avalia empresas de diversas áreas do segmento com base nos resultados financeiros do ano anterior, como receita líquida, endividamento, liquidez e margem – que equivalem a 70% da pontuação -, e indicadores de responsabilidade socioambiental, que têm peso de 30% na nota final. A metodologia é desenvolvida pela Serasa Experian.

*Com informações da Agência Minas

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por