Região terá perfil sócio-assistencial

Jornal O Norte
Publicado em 08/03/2007 às 09:33.Atualizado em 15/11/2021 às 07:59.

Está em fase final de elaboração o perfil socioassistencial de 183 municípios das regiões Norte e Noroeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O documento será encaminhado, até o próximo dia 30 de março, à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e vai orientar a implementação de projetos e ações voltadas para a melhoria das condições de vida nessas regiões, dentro da lógica da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 



Os levantamentos vêm sendo realizados, desde julho de 2006, a partir da assinatura de termo de compromisso entre a Sedese e a Unimontes, efetivada em solenidade presidida pelo governador Aécio Neves, no Palácio dos Despachos, em Belo Horizonte, em 21 de junho de 2006.



No âmbito da Universidade, as ações estão sendo coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão, contando com a participação de 40 acadêmicos dos cursos  de Ciências Sociais e Serviço Social (vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA), supervisionados pelas professoras Alcione Gonçalves Vieira Porto, Marina da Cruz Silva, Adriana Medalha Peres e Maria Ângela Figueiredo Braga.



De acordo com a pró-reitora de Extensão, professora Marina Ribeiro Queiróz, as equipes visitaram as cidades, onde foi verificada, ‘in loco’, toda a estrutura da rede de assistência social, incluindo órgãos públicos, entidades filantrópicas, conselhos municipais e profissionais que atuam no setor. Ela ressalta que as informações levantadas serão usadas pelo Governo do Estado no desenvolvimento de políticas públicas destinadas à melhoria do atendimento aos moradores. “Desta forma, ao desenvolver o diagnóstico do SUAS, a Unimontes está oferecendo grande contribuição para a melhoria das condições de vida nas regiões onde está inserida”, avalia a pró-reitora de Extensão.



NOVA ESTRUTURA DA SEDESE – A Universidade Estadual de Montes Claros de Montes Claros também foi responsável pela realização de estudo usado como base para a definição da nova estrutura de unidades regionais de atendimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, desmembrada com a criação da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude. Com a reorganização administrativa, o número de regionais da Sedese subiu de 17 para 24. No Norte de Minas, além de Montes Claros, a pasta passa a contar também com representações em Salinas e em Januária. Ainda na área de abrangência da Unimontes, a Sedese conta com regionais em Araçuaí e Almenara (Vale do Jequitinhonha), Teófilo Otoni (Vale do Mucuri) e em Paracatu (Noroeste do Estado).



Fonte: A.I. Unimontes

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por