Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – A maratona de deslocar três vezes na semana até a cidade de Montes Claros, distante 135 quilômetros de Janaúba, deixou de ser realizar, a partir desta semana, por um grupo de 50 pessoas portadoras de deficiências renais que residem em Janaúba e na microrregião da Serra Geral de Minas. Desde segunda-feira, 5, entrou em funcionamento o serviço de hemodiálise no Hospital Regional de Janaúba.
Com a implantação desse serviço, que atende a demanda de 16 municípios pelo SUS - Sistema Único de Saúde, evita-se o deslocamento a Montes Claros, até então único local no Norte de Minas que oferecia o tratamento pela hemodiálise. No Hospital Regional de Janaúba foram instaladas 14 máquinas de diálise, que funcionam todos os dias.
No serviço de hemodiálise, o paciente fica, em média, quatro horas por sessão, durante três vezes por semana, filtrando o sangue através das máquinas, que retiram os excessos de impurezas e de líquidos que são retidos pelo organismo.
Conforme Rita Xavier Silveira, que é médica nefrologista, e coordena o setor de hemodiálise do Hospital Regional, uma equipe (26 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos) foi treinada especificamente para prestar o serviço de excelência a todos os usuários. A implantação do serviço de hemodiálise no Hospital Regional é uma parceria entre os governos Federal e estadual e as prefeituras da microrregião.