Logotipo O Norte
Quinta-Feira,18 de Setembro

Rádio Gorutubana completa um ano com o sistema Soebras

Jornal O Norte
Publicado em 21/03/2007 às 12:43.Atualizado em 15/11/2021 às 08:00.

Emissora é responsável por mudança de comportamento nas últimas duas décadas



Oliveira Júnior


Correspondente


  


JANAÚBA – Na primeira semana de abril, a Rádio Sociedade Gorutubana AM (180 Khz) completará um ano de interligação com a Soebras – Associação Educativa do Brasil – e, no mês seguinte, fará 22 anos de funcionamento, sendo a pioneira no Vale do Gorutuba e a segunda na microrregião da Serra Geral de Minas. Antes da Gorutubana, havia a rádio Educadora AM de Espinosa.



Estabelecida em Janaúba, a Gorutubana AM foi um ícone na mudança de comportamento há duas décadas e também transformou o elo entre a comunidade e os poderes públicos. E isso não tem sido diferente nos últimos tempos, principalmente com a parceria com o sistema Soebras.



– Estamos readequando a rádio com a realidade que é a porta voz do cidadão. O nosso propósito é ampliar as ações da emissora no que diz respeito ao clamor do público – diz Antonino Neves Sobrinho, o Tonão, diretor administrativo da rádio há um ano. Tonão Neves também exerce a função de comentarista. Até janeiro passado, analisava os fatos diariamente, mas face às atividades parlamentares em Belo Horizonte, tem encontro marcado com o povo nas segundas-feiras e sextas-feiras, ao meio-dia.



Nos últimos 12 meses, a rádio Gorutubana passou por transformações. Com a inclusão da emissora à rede Soebras, tornou-se visível o investimento na rádio. A meta é adequar a Gorutubana de maneira que possa apresentar ao público a prestação de serviço com qualidade. A informatização do estúdio, da redação e administração, já é uma realidade.



A rádio também mudou de endereço. Ou melhor, retornou para o local de onde havia saído, no início dos anos 90. A Gorutubana AM funciona, atualmente, na rua Rui Barbosa, número 74, centro, próximo aos bancos Itaú, BNB e Bradesco. O telefone permanece o mesmo, ou seja, 3821-2000. Para a direção e funcionários da emissora, a mudança de endereço não somente revive o tempo de glória, assim como insere a rádio Gorutubana no propósito da inclusão social no que diz respeito à acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais. A rádio saiu de um prédio e foi para uma casa, evitando a dificuldade de acesso dos cadeirantes e deficientes visuais ao estúdio e recepção da emissora.



Um dos próximos passos da rádio Gorutubana é o investimento no transmissor capaz de aumentar a potência e ampliar o raio de abrangência da emissora no Norte de Minas e no interior do estado da Bahia.



GORUTUBANA APOSTA NA COMUNICAÇÃO TRADICIONAL



Música, informação e prestação de serviço. Esse é o tripé essencial na programação de uma emissora de rádio. A comunicação tradicional é o forte da rádio Gorutubana, o que já lhe garantiu, por muito tempo, credibilidade e audiência. A manutenção da programação tradicional tem por objetivo assegurar a fidelidade com o ouvinte.



Desde quando foi implantada, em 8 de maio de 1985, a rádio Gorutubana AM 180 Khz aposta na comunicação popular. A maioria do tempo da programação é destinada para a música brasileira, sobretudo as canções que dificilmente se ouve, no dia-a-dia, nas emissoras. MPB, sertanejo e músicas regionais fazem parte, ideal e obrigatoriamente, na plasticidade sonora da rádio.



A prestação de serviço merece destaque, assim como a informação, com o suporte da rede Itasat, que integra o estado de Minas Gerais.



Para o locutor Jeremias Barbosa, a programação da Gorutubana atende, necessariamente o desejo dos ouvintes, principalmente o público que busca na rádio AM um estilo diferente do que é disponibilizado pelas emissoras  FM. Diariamente, Jeremias insere na programação vespertina música sertaneja com canções de raízes. Aos sábados, ele faz reverência ao cantor Roberto Carlos, nas manhãs de sábado.



Nas manhãs, de segunda-feira à sexta-feira, a radialista Senhorinha Fernandes trás recordações musicais mescladas com mensagens, dicas e orientações médicas, culinárias, astrologia e interação com o ouvinte. Para fechar a manhã, o narrador esportivo Pedro Wilson informa e comenta sobre o esporte local, regional e estadual, com enfoque para o futebol. Nos fins de semana, ele transmite jogos de futebol society, amador, intermunicipal e até mineiro, nacional e internacional.



Considerado o curinga da rádio, pois além de locutor é programador comercial, Sandoval Souza mantém a tarde alegre com música, curiosidade e informação em tempo real. Todos os dias, Sandoval apresenta o Momento Bem Brasil, das 14h às 15h, com músicas sertanejas, e das 15h30 às 16h o mini especial em que enfoca um artista. Nos sábados, envolve-se com os fãs de Amado Batista e dedica 120 minutos para o cantor das multidões. Entre 14h e 16h de sábado, Sandoval atende cartas e pedidos musicais de fás de Amado Batista.



Nos domingos a programação da rádio difere-se do dia a dia. Inicia com a reflexão através da missa celebrada às 7h da igreja Nossa Senhora Aparecida, tradição que se aproxima de duas décadas. No complemento da manhã de domingo, Ariston Araújo insere a nostalgia no rádio com músicas dos anos 50, 60 e 70. Ele dar dicas sobre o dia a dia no que se refere ao relacionamento das pessoas.



DOS PALCOS PARA O ESTÚDIO, A VOZ FEMININA



“Bom dia, é um prazer está em sua companhia”. Esta frase é de uma vinheta que soa muito bem nas manhãs e é irradiada pela rádio Gorutubana com muito prazer pela radialista Senhorinha Fernandes, há pelo menos seis anos. Ela domina o horário matinal com uma mistura de música, mensagem, informação e entretenimento.



Prestes a completar 9 anos de atuação nesse meio de comunicação, Senhorinha Fernandes diz que se sente orgulhosa por fazer parte de uma empresa por onde passaram inúmeros profissionais e tem sido um dos pilares na arte da comunicação. A ida dela para os estúdios foi um sonho realizado.



Senhorinha Fernandes fazia teatro. Ora interpretava, ora se tornava a narradora da peça. Cabia a ela a responsabilidade do serviço de comunicação com a platéia. Mesmo assim, a radialista teve que fazer um teste para trabalhar na rádio. Tinha o apoio incondicional da mãe, grande incentivadora da filha. – Ela me dava motivação e inspiração. A minha mãe é a responsável principal por eu estar aqui (na comunicação) – diz Senhorinha Fernandes. O resultado do teste sairia na segunda-feira, dia 4 de abril de 1998. A ansiedade tomava conta por parte de Senhorinha e da mãe.



No entanto, a mãe da radialista não pôde partilhar do resultado do teste. Ela morreu na sexta-feira anterior à divulgação daquilo que transformaria Senhorinha Fernandes numa das mais autênticas profissionais da comunicação da microrregião da Serra Geral de Minas. Nove anos se passam, e Senhorinha conquista espaço. Deixou o modesto horário de substituta aos domingos para tornar-se a companheira matinal. De segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 11h, o comando radiofônico é dela: a segunda mulher a reinar nesse horário na rádio Gorutubana. A primeira voz feminina matinal da Gorutubana foi da professora Francisca Alves, a “Xica Alves”, nos anos 80.



JORNALISMO



A clareza e a segurança na comunicação fizeram de Senhorinha Fernandes a apresentadora principal do noticiário “Jornal da Gorutubana”, ao meio-dia, de segunda-feira à sábado. – Amo o que faço e gostaria de fazer mais ainda – declarou a noticiarista que tem desejo de cursar Jornalismo.



Indagada sobre o domínio dos homens na comunicação, Senhorinha não se abate. Para ela, o essencial é encarar a missão com carinho, dedicação e o comprometimento de fazer aquilo com vontade e a certeza de que o produto final será de qualidade aceitável. Senhorinha disse que para iniciar a função de radialista tem se espelhado em três colegas: Sílvio da Silva, da rádio Torre FM (91,7 Mhz), Sandoval Souza, da Gorutubana, e Agnaldo Souza, que passou pela Gorutubana e hoje está na Cidade FM (94,5 Mhz).



PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO GORUTUBANA AM



Há uma década a rádio Gorutubana tornou-se afiliada da rede Itasat e com isso retransmite parcialmente a programação da rádio Itatiaia, de Belo Horizonte. Mas, mantém a fidelidade com o ouvinte de Janaúba e região ao apresentar os programas nos horários habituais e que tornaram uma referência para o público.



A rádio Gorutubana é a única da microrregião que preserva parte da história radiofônica. Apesar de acompanhar o avanço tecnológico com a informatização da programação (música e comerciais no computador), a emissora faz questão de utilizar o sistema antigo.



Aliado à informática e digitalização, o estúdio da rádio Gorutubana conta com o sistema de picape (toca disco) que é usado para inserir na programação música através de Longo Play (LP). É uma raridade, já que a discoteca da emissora possui disco que ainda não foi rematizado para o CD e nem computador. Isso faz com que a Gorutubana tenha música exclusiva em relação às outras rádios, inclusive FM. (OJ)



A PROGRAMAÇÃO



De segunda-feira à sexta-feira


0h – 4h Rede Itasat – Hamilton de Castro


4h – 5h Rede Itasat – Gilvan Costa


5h – 7h Local – Amanhecer no Sertão – Falcão


7h – 8h Rede Itasat – Jornal da Itatiaia


8h – 11h Local – Show da Manhã – Senhorinha Fernandes


11h – 12h Local – Viva o Esporte – Pedro Wilson


12h – 13h Local – Jornal da Gorutubana – Senhorinha Fernandes


13h – 16h Local -  Show da Tarde – Sandoval Souza


16h – 18h Local – Sertão Mineiro – Jeremias Barbosa


18h – 19h Rede Itasat – Turma do Bate Bola


19h – 20h A Voz do Brasil


20h – 21h Rede Itasat


21h – 23h Rede Itasat


23h – 0h   Rede Itasat



Sábado


0h – 5h Rede Itasat


5h – 7h Local – Amanhecer no sertão - Falcão


7h – 8h Rede Itasat – Jornal da Itatiaia


8h – 11h Local - Especial Roberto Carlos e convidados – Jeremias Barbosa


11h – 12h Local – Viva o Esporte – Pedro Wilson


12h – 13h Local – Jornal da Gorutubana – Senhorinha Fernandes


13h – 14h Local – Sábado Musical – Sandoval Souza


14h – 16h Local – Amado Batista Especial – Sandoval Souza


16h – 18h Local – Sertão Mineiro – Jeremias Barbosa


18h – 0h Rede Itasat



Domingo


0h – 7h Rede Itasat


7h – 8h Local – Missa


8h – 9h Local – Domingo musical


9h – 13h Local – Programa Ariston Araújo


13h – 0h Rede Itasat



*No sábado à tarde pode acontecer transmissão de futebol


**Domingo pela manhã pode ter transmissão de futebol local


***Domingo, das 14h – 18h pode ter futebol local

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por