Fernando Almeida
Correpondente
BRASÍLIA DE MINAS - No dia 4 de agosto aconteceu na câmara municipal de Brasília de Minas uma audiência pública com a participação de Cláudio de Castro, representante da Telemig Celular, na área de Meio Ambiente e Telecomunicações, e o ministério público, onde foi discutida a questão da radiação das antenas de telefones celulares na cidade.
Segundo Cláudio de Castro, a presença das antenas não gera nenhum risco à saúde das pessoas, pois elas transmitem radiação não ionizantes, a mesma dos computadores, TVs, rádios, lâmpadas, microondas e diversos outros aparelhos que usamos diariamente em nossas casas, no trabalho ou simplesmente encontramos por aí, como nos ônibus, shoppings e outros.
Ele mostrou os números da radiação na cidade que foi medida pela empresa em pontos distintos. Segundo os dados da Telemig Celular, a radiação medida foi muito inferior a que é permitida pela Organização Mundial da Saúde. Depois que os dados foram apresentados a todas as pessoas presentes na audiência, o documento com os números foi entregue ao mistério público.
ESCLARECIMENTOS
A promotora de Justiça, Maria Cristina S. Almeida disse que o ministério público vai continuar trabalhando para que a sociedade tenha maiores esclarecimentos.
- É difícil saber se todos sentiram devidamente esclarecidos, embora a explicação tenha sido extremamente técnica, de forma a esclarecer os leigos sobre esses problemas. A população não estando satisfeita e havendo dúvidas, a promotoria está aberta para esclarecimentos e, se for necessário, talvez acionar alguma operadora. O processo está em aberto, eu vou analisar toda a documentação para depois ter uma posição sobre o fato – diz.
Ricardo Simões, presidente do conselho municipal de Meio Ambiente disse que seria interessante que um profissional totalmente independente viesse dar uma palestra sobre a polêmica questão da radiação.
- Uma coisa é uma empresa mandar um técnico na área específica, e outra é uma pessoa que não tenha nenhum vínculo com empresas do ramo e que entenda do assunto manifestar seu parecer a respeito da radiação – argumenta.
Segundo Ricardo Simões, as informações do representante da Telemig Celular foram importantes, mas a imparcialidade seria fundamental para maiores esclarecimentos à sociedade.