Tiago Severino
Correspondente
PIRAPORA - A prefeitura de Pirapora e o SAAE - Serviço autônomo de água e esgoto fizeram, no dia 28 de abril, uma cerimônia de assinatura do contrato para reinício das obras da rede de esgoto do município. A empresa CFL - Construtora Ferreira Lima Ltda. foi a vencedora da licitação. Serão gastos R$ 8,425 milhões, recursos provenientes do ministério da Integração, do município e da empresa de abastecimento da cidade.
A etapa anterior da obra foi paralisada em 2002, por falta de recursos. Do sistema de coleta e tratamento já concluído estão uma rede de 38 quilômetros e 60% da Ete - Estação de tratamento de esgoto. Agora serão construídos cinco mil metros de emissário responsável por enviar o esgoto à Ete; uma estação elevatória, com capacidade de receber 82,22 litros por segundo; um interceptor e as ligações prediais.
Os esgotos domésticos de Pirapora, atualmente, são lançados em fossas sépticas ou, de forma clandestina, em galerias de águas pluviais. Para reverter esse quadro, em 1998 o SAAE elaborou o plano diretor de esgotos sanitários, um projeto com alcance de 20 anos para atender a 100% da população.
A primeira etapa visa atender 29,5 mil habitantes da cidade e tratar 83,25 litros por segundo de esgoto. Na segunda, o atendimento chegará a toda a população, com capacidade de absorver até 177,64 litros por segundo.
De acordo com o diretor do SAAE-Pirapora, Helder Freire Cardoso, o sistema de esgoto é um meio básico para promover a saúde pública municipal. Ainda atender o anseio local para preservação ambiental.
Segundo o prefeito Warmillon Braga - PFL, a obra de esgotamento sanitário é uma forma de preservar o Rio São Francisco e, conseqüentemente, atrair recursos no setor turístico. Ele informa que, no dia 1º de junho próximo, aniversário da cidade, o ministro da Integração, Pedro Brito, virá ao município para visitar a execução do empreendimento.
Na comitiva de autoridades estarão o governador Aécio Neves, o ex-secretário de Saúde do estado, Marcos Pestana, o diretor do Deop - Departamento de Obras Públicas, Reinaldo Costa. Há informações de que o ex-governador de São Paulo e candidato ao cargo de presidente da República, Geraldo Alckimin, também virá a Pirapora.