Quarta dose liberada para mineiros maiores de 60; MOC ainda não tem previsão

Da Redação*
30/04/2022 às 00:35.
Atualizado em 30/04/2022 às 10:39

Mineiros com idade entre 60 e 69 anos poderão receber a quarta dose contra a Covid-19 a partir da próxima semana. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (29) pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti. A decisão deve ser publicada neste sábado (30) e, a partir daí, cada prefeitura já pode administrar as vacinas. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Montes Claros informou que ainda não tem previsão.

A nova administração do imunizante poderá ser aplicada em quem já tomou a primeira dose de reforço (terceira dose) há pelo menos quatro meses. Conforme levantamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), cerca de 1 milhão de mineiros estão nesse estágio de vacinação.

“Entramos no inverno com a possibilidade de estarmos com o grupo mais vulnerável, os idosos, com essa proteção a mais, já que os imunocomprometidos já tomaram a quarta dose”, afirma Fábio Baccheretti.

EM MOC
Em Montes Claros, mais de 44% dos maiores de 18 anos (312.694) já tomaram a primeira dose de reforço. O público com mais de 70 anos (23.206) – que até agora era o que estava autorizado a receber a segunda dose de reforço – ainda não atingiu um índice bom de imunização – apenas 14,96% já estão com a quarta dose no braço.

Apesar desses dados ainda não serem ideais, um balanço feito pelo Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov), da SES-MG, mostra que a vacinação nos municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está seguindo um ritmo bom.

O levantamento indica que 90,74% dos 54 municípios que integram a Regional já aplicaram a primeira dose de imunizantes em mais de 70% da população. Enquanto 39 municípios (72,22%) já aplicaram a segunda dose de uma das vacinas contra a Covid ou a dose única da Janssen em mais de 70% da população.

Para a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes, o trabalho bem feito pelos municípios está dando resultado. “Com muito esforço e trabalho, inclusive aos finais de semana, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, aliada a profissionais que atuam nas secretarias municipais de saúde, está conseguindo importantes avanços na vacinação da população contra a Covid”, afirma.

Agna ressalta que esse resultado é de fundamental importância para a região continuar reduzindo a letalidade da doença, as taxas de ocupação de leitos, bem como a ocorrência de óbitos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, até 27 de abril foram imunizados com a primeira dose 102,55% dos moradores acima de 12 anos. A segunda dose chegou a 94,44%.
 
CRIANÇAS
O resultado da vacinação entre as crianças de 5 a 11 anos na cidade já não ostenta dados tão positivos. Nem metade desse público está protegido com a primeira dose e a segunda chegou apenas a 16,96%.

Situação diferente em 36 municípios que integram a Regional e que já conseguiram aplicar a primeira dose contra a Covid em mais de 60% das crianças nessa faixa etária. Destaque para Matias Cardoso (106,8%), Guaraciama (96,7%), Nova Porteirinha (89,8%), Curral de Dentro (87,1%), Glaucilândia (84,8%), Gameleiras (82,6%) e Olhos D’Água (81,7%).

Para a gerente de gabinete de Glaucilândia, Juliana Santos de Andrade, a prefeitura vem fazendo o seu trabalho, mas ela diz que é importante ressaltar que o sucesso da vacinação é devido aos esforços das responsáveis pelas salas de vacinas.

“Elas fizeram um trabalho intenso, porque temos comunidade da zona rural e elas estavam sempre visitando para atingir o máximo de vacinação, não só das crianças quanto também dos adultos”, afirma.

*Com Larissa Durães

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por