Alexsandro Mesquita
Correspondente
GLAUCILÂNDIA - A secretaria municipal de saúde de Glaucilândia desenvolveu durante a última semana, a campanha de vacinação dos idosos. A vacina contra a gripe, que anualmente é distribuída pelo Ministério da Saúde, protege contra gripe mais forte e conseqüentemente uma pneumonia.
Segundo dados fornecidos por Fátima Barroso, enfermeira responsável pelo PSF, até o dia 29 foram atendidas 69% de pessoas de 60 a 64 anos, e 59% acima dos 65 anos. “Estamos bem, com certeza até o dia 05 atingiremos a meta, que é vacinar 164 pessoas acima dos 65 anos. Abaixo desta idade são 99 pessoas. Foram vacinadas um total de 186 durante a semana. Na zona rural vacinamos todos, fizemos as buscas de casa em casa levando a vacina”, diz.
Os agentes de saúde aproveitam para pesar e medir a pressão dos participantes para posteriormente fazer uma avaliação do estado nutricional das pessoas com mais de 60 anos no município.
Ainda durante a vacinação como estratégia para atender bem e à atenção, foi oferecido aos visitantes, café, bolo, chá e uma boa música com melodia própria para a idade.
Abílio Pereira Santos tem 62 anos e aproveitou para colocar dia o cartão de vacinação. “Toda hora eu entro lá para tomar um cafezinho, está beleza. A vacina é importante porque ajuda contra a gripe, febre amarela. Na farmácia ela é cara. Estou achando bom também a caminhada, minha pressão está controlada, estou bem melhor e no Sábado as formiguinhas vão fazer uma viagem a Brasília de Minas.
De acordo com Fátima Barroso a meta de 70% proposta pelo Governo Federal já foi atingida, mas ela quer chegar aos 95%. A vacinação continua até amanhã.