Fernando Almeida
Correspondente
BRASÍLIA DE MINAS - A primeira semana de agosto foi dedicada ao aleitamento materno. No mundo inteiro, todos os anos, a semana é comemorada com o objetivo de alertar os pais sobre a importância da amamentação, principalmente nos seis primeiros meses de vida, sem nenhum outro complemento alimentar, pois o leite materno é muito nutritivo e protege a criança de várias doenças. Depois do sexto mês pode ser feita a complementação alimentar, mas é recomendado que a criança seja amamentada pelo menos até dois anos de idade.
Com o apoio da secretaria municipal de Saúde, o PSF - Programa Saúde da Família do bairro Cristina Rocha realizou no dia três de agosto no auditório do SOS, uma reunião para comemorar o dia do aleitamento materno e os 25 anos do código internacional que normatiza a venda de alimentos para bebês. O código estabelece que alimentos destinados à população infantil tragam informações claras sobre os benefícios, mas sempre lembrando em seus rótulos que a amamentação é superior a qualquer outro alimento.
BENEFÍCIOS
Na reunião, a enfermeira Flávia Vieira Ruas diz que a amamentação traz benefícios para a vida inteira.
- A criança que cresce mamando se torna um adulto mais calmo e adquire um vínculo amoroso muito maior com a mãe. A maior prova de amor que uma mãe dá ao filho é a amamentação - diz.
A dentista Liziany David Cardoso falou sobre saúde bucal. Segundo ela a amamentação favorece o crescimento ósseo da boca, por isso é muito importante. De acordo com Liziany os cuidados com os dentes devem começar no berço.
- Não devemos beijar as crianças na boca, soprar a comida ou dividir os talheres, pois isso pode passar para elas a bactéria da cárie. Até um ano de idade não é preciso acrescentar açúcar ao alimento da criança. Depois da amamentação a mãe deve usar uma fraldinha para limpar a boca do bebê. Esses cuidados aumentam a defesa da criança - diz a dentista
As mamães que participaram da reunião tiraram as dúvidas sobre o assunto e dividiram as experiências vividas com a importante arte de amamentar.