Marlon Bruno
Correspondente
BOCAIÚVA - Com quinze equipes de trabalho, sete delas localizadas na zona urbana e quatro na zona rural, o PSF - Programa de saúde da família vem desenvolvendo inúmeras ações no município. E para dar continuidade e melhorias a esse trabalho, o programa recebeu incentivo financeiro para construção de uma unidade básica de saúde, que contará com consultórios médicos, odontológicos e enfermagem devidamente equipados. Para compor o pacote de investimentos, recebeu também dois carros novos de uso exclusivo para suas atividades.
O PSF prioriza uma estratégia voltada para ações de promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas, do recém nascido ao idoso.
O objetivo do programa é a reorganização da prática assistencial, em substituição ao modelo tradicional de assistência médica.
- A atenção está centrada na família, favorecendo o ambiente físico e social, e estabelecendo relações para que cada parte atuante seja sujeita a esse processo - diz uma funcionária do PSF.
COMPREENSÃO
Ela completa que qualquer profissional, quando passa a desenvolver e compreender o ser humano como um todo, o trabalho é mais significante:
- Quando passamos a olhar mais a fundo as condições culturais, sociais, econômicas, espirituais e biológicas de uma população, sabemos atendê-la bem melhor.
Dentre as atividades desenvolvidas pelo PSF, o tratamento de saúde bucal vem sendo desenvolvido da mesma forma do clínico, que atualmente funciona nos bairros Bonfim, Pernambuco, Esplanada, Nossa Senhora Aparecida e Zumbi.
Com ações voltadas para o conhecimento da realidade das famílias, identificando os problemas de saúde e situações de risco a que a população está exposta, os profissionais do programa promovem ainda visitas na casa do paciente, além de palestras e ruas de lazer.
Quem estiver interessado em marcar consultas clínicas e odontológicas poderá procurar os centros de atendimento do PSF no bairro mais próximo de sua casa.