GLAUCILÂNDIA - No início deste ano (23/03), O Norte publicou uma matéria sobre o projeto Reciclar sempre, de autoria do sargento Gilmar Mesquita dos Santos, lançado no Haiti, quando integrou a missão de paz pelo exército brasileiro.
Depois de três meses no país africano, o sargento está de volta e fala com a reportagem sobre a situação da área urbana de Porto Príncipe, capital do Haiti.
- A primeira impressão que ficou ao chegar ao país foi de bastante dificuldade social, desemprego, calamidade e uma série de coisas que realmente mexe com qualquer ser humano - diz o sargento que sensibilizado com o problema,lançou o projeto cuja matéria prima seria o material mais abundante na região, o lixo.
O projeto foi trazido do Haiti e começou a ser desenvolvido em Glaucilândia. A troca de 8 latinhas de alumínio e outros materiais recicláveis por um pão deu início ao projeto.
Depois de cumprir mais três meses restante da missão de paz Gilmar Mesquita retorna com o propósito de dar mais um passo com o projeto nesta sexta-feira. “Vamos mobilizar toda a comunidade da região para participar do projeto, tivemos a experiência no exterior e deu certo porque a coleta é a manutenção da limpeza da cidade. Além disso, há a pretensão de todos os finais de semana um caminhão fazer a coleta de lixo, que será pago. O de pequeno porte vai continuar como antes, pode ser trazido aqui na padaria”, diz.
Segundo o autor do projeto, ele já manteve uma conversa com o Prefeito, Marcelo Ferrante, quando firmou o compromisso de disponibilizar um terreno para montar uma usina de reciclagem na cidade, o que pode gerar emprego e renda familiar. O sargento também disse que recebeu um convite para permanecer e realizar o projeto em outra cidade do Haiti, Cite Solei, com mais de 300 mil habitantes. “É uma proposta que se for beneficiar mais uma comunidade, estaremos presente. Mas ainda aguardamos a definição da ONU prevista possivelmente para setembro”, conclui.
Os pontos definidos para coleta em cada localidade são: Tabocal (José Geraldo e Rogério), Tabocal II (Associação), Malhadinha (Afonso e Zé Barata), Laranjão (Salvador), Rio das Pedras (Na praça com ajuda do vereador Nilsinho), Barra do Caiçara (Associação), Gameileira (PETI, responsável Alcides de Braulino) e em Glaucilândia (padaria).
Na sexta-feira pela manhã haverá coleta de lixo no município. No sábado, às 20hs exposição de condecorações, títulos recebidos no Haiti, exibição de vídeos e fotos e um forró pra espantar o frio.
O 2° sargento da cavalaria de Pirassununga (SP), Gilmar Mesquita dos Santos entrou para o exército brasileiro e serviu o 55° batalhão de infantaria em Montes Claros no período de 1989 a 92.