minas do norte

Projeto da Adenor propõe uso correto de óleo residual

Parceria com a UFMG promoverá a coleta de óleo e gordura residual para biodiesel

Da Redação
Publicado em 17/07/2024 às 19:00.
Proposta conjunta foi contemplada pelo edital de projetos socioambientais da Petrobrás (Geovana Albuquerque/ Agência Brasília)

Proposta conjunta foi contemplada pelo edital de projetos socioambientais da Petrobrás (Geovana Albuquerque/ Agência Brasília)

Um projeto da Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas (Adenor), em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem como objetivo diminuir os impactos ambientais através da coleta de óleo e gordura residual para a produção de biodiesel. Esta iniciativa, que foi aprovada em um edital de projetos socioambientais da Petrobras, beneficiará diretamente seis associações de catadores de materiais recicláveis em Montes Claros, promovendo a geração de renda para as famílias envolvidas.

“A Petrobras tem realizado um trabalho de estímulo a projetos socioambientais no país inteiro. Nesse edital foram 31 projetos, em um valor total de R$ 212 milhões, entre eles a nossa iniciativa. A Adenor tem feito no Norte de Minas uma mobilização junto das instituições, universidades, associações e cooperativas para todos serem parte da solução dos problemas do país. Com este projeto, vamos atuar melhorando a autoestima e dignidade de centenas de pessoas, através de ações de formação nas áreas de cidadania, saúde e educação”, explica o membro do Conselho Administrativo da Adenor, Alexandre Pires Ramos.

Com o título “Coleta e Beneficiamento de Óleos e Gorduras por Catadores de Montes Claros”, a ação, anunciada pelo edital da Petrobrás no fim de junho deste ano, terá aporte de R$ 4 milhões. Agora aprovado, o projeto passará por estruturação e finalização logística para dar início às ações práticas. “A Adenor, dentro da sua missão de promover o desenvolvimento econômico sustentável do Norte de Minas, abraça mais esse projeto. É a primeira parceria nossa com a Petrobras, e esse projeto preenche os quatro princípios da sustentabilidade, que é um projeto ecologicamente correto, economicamente viável, culturalmente aceito e socialmente justo. Vamos agora avançar na programação da ação, para que todos possam se beneficiar”, enfatiza o presidente da Adenor, Pávilo Miranda.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por