Logotipo O Norte
Segunda-Feira,15 de Setembro

Projeto Amanhã beneficia comunidades de Bocaiúva

Jornal O Norte
Publicado em 18/08/2006 às 12:52.Atualizado em 15/11/2021 às 08:41.

Paulo Brandão


Correspondente



BOCAIÚVA - A fim de expandir e atender às comunidades de Bocaiúva, através do Projeto Amanhã, da Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e São Francisco, a Aba realizou, no dia 15 de julho uma reunião, na  Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Paraterra Fazenda Bahia.



No encontro foi dado início aos trabalhos do projeto que capacita jovens ao primeiro emprego. O projeto tem como objetivo principal fixar o jovem no seu local de origem, buscando atividades alternativas que gerem emprego e renda para as famílias rurais.



A Emater prestou apoio técnico aos moradores da comunidade.



O extensionista Mirabel Lopes de Almeida Júnior discutiu com os alunos do curso de apicultura temas como: os produtos derivados da apicultura, a abelha rainha, o zangão, as operárias, as raças e espécies existentes, os tipos de apicultura, flora apícola, dente outros. Em outros encontros foi abordada a parte prática do curso como manejo de apiários, pós-colheita, higiene e processamento do mel.



SÃO JOSÉ DO PEDREGULHO



Já nos dias 4 e 5 de julho passado foi realizado na comunidade de São José do Pedregulho mais um curso de apicultura. Participaram do curso, o técnico da Emater-MG, Mirabel Lopes e o presidente da Associação dos Apicultores de Bocaiúva - Apiboc- Jeremias Nogueira Pereira, que falou sobre a importância do programa que vem capacitar e dar oportunidade de trabalho e renda aos jovens da zona rural. Jeremias falou ainda da experiência adquirida com a APIBOC que é uma realidade no município, principalmente, com a parceria firmada entre a associação e V&M Florestal, que cedeu as áreas de eucaliptos para a exploração apícola.



PRODUÇÃO



A associação já conseguiu vários materiais para a produção de mel nas duas comunidades. Caixas, colméias, melgueiras, roupas, baldes e fumegadores, todos estes materiais estão à disposição dos alunos. Na terça-feira, 15/08, foi feita a primeira colheita do mel na comunidade de Pedregulho. Muito em breve, os aprendizes estarão comercializando o produto no município de Bocaiúva e cidades vizinhas, podendo até mesmo ser exportado para a União Européia como já aconteceu no ano passado. Outra forma de comercialização de sucesso é a Compra direta da agricultura familiar, que é um programa do Governo Federal que compra os produtos e doa às creches, asilos, escolas municipais e estaduais.



- Muitas das famílias atendidas pelo projeto Amanhã se uniram com o início da atividade de Apicultura. Presenciamos a união de famílias que estavam separadas há muitos anos por desentendimentos, ou conflitos. O projeto foi útil na união de todos, além de oferecer uma oportunidade de renda - salienta Ismênia Oliveira, presidente da ABA.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por