Logotipo O Norte
Segunda-Feira,15 de Setembro

Professor explica sobre livros do vestibular da Unimontes

Jornal O Norte
Publicado em 21/11/2006 às 11:27.Atualizado em 15/11/2021 às 08:44.

Oliveira Júnior


Correspondente



JANAÚBA –  O professor Paulo César Mendes, o PC, dará seqüência nesta semana ao projeto de educação solidária, que consiste na orientação aos estudantes que prestarão o vestibular. A aula acontecerá na quinta-feira, 23, às 19h, na biblioteca pública municipal Lílian Cavalcanti, em Janaúba.



Nessa aula, a terceira do projeto, o professor PC irá discorrer sobre o livro Na venda do meu pai, de Luiz de Paula Ferreira. Antes, o educador orientou sobre os livros São Bernardo, de Graciliano Ramos; e O monstro, de Sérgio Sant´Anna. Ele também comentará os livros Abdias, de Cyro dos Anjos, e Baú dos espantos, de Mário Quintana.



Esses cinco livros foram indicados para o vestibular da Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros –, que será realizado nos dias 10 e 17 de dezembro.



O público médio nas palestras tem sido de 100 pessoas. Na aula sobre o livro São Bernardo houve 111 participantes. A palestra é gratuita. É facultativo ao estudante contribuir com um brinquedo para a campanha natalina que é promovida pela biblioteca pública.



OS LIVROS



Em Na venda do meu pai, Luiz de Paula apresenta relatos, histórias, causos, primorosamente construídos, em que se adivinha a simpatia do narrador pelas coisas e fatos simples e triviais, pelo homem interiorano comum e naturalmente cheio de sabedoria.



A obra familiariza com tipos humanos diversos em cenas revividas pela prodigiosa memória do adulto de hoje que retorna ao tempo de menino na venda do pai. Era lá, naquele universo, que ele via, ouvia e percebia os fatos, os seres, as sutilezas que transporia para essa obra tão rica de conteúdo humano.



O texto de Luiz de Paula é agil, vigoroso; a linguagem extremamente rica e pitoresca; a trama permeada de leveza, bom humor, de constatação sincera e cativante de fatos pessoais e da vida simples das gentes de Várzea da Palma e de Montes Claros da primeira metade do século XX.



ABDIAS



Abdias, de Cyro dos Anjos, é um romance, escrito no formato de diário. Considerado pela crítica a obra de maturidade do autor, rendeu -lhe o prêmio Academia Brasileira de Letras.



O protagonista, que dá nome à obra, é professor de Literatura em um colégio de luxo para moças da alta burguesia da geração de 40, em Belo Horizonte, época e local em que se desenrola a trama.



Uma de suas alunas é filha de uma antiga paixão do autor, quando, adolescente, morava em Montes Claros, cidade natal. Essa aluna, dada à semelhança física com aquela que havia sido o ideal de amor, desperta no narrador uma paixão tão absurda quanto inoportuna, pois é casado e não quer reconhecer para si mesmo que está apaixonado. Ao longo da obra ele tenta se enganar e se armar com desculpas para seu desejo de estar perto dela.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por