Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA - A ação da Polícia Militar da região de Janaúba não restringe apenas ficar atrás de bandidos. Ela consiste também na formação cidadã, principalmente na orientação às crianças e aos adolescentes quanto aos modos e costumes. Um dos ensinamentos é como evitar as drogas.
Desde 2005 a PM desenvolve na microrregião da Serra Geral de Minas o Proerd - programa educacional de resistência às drogas e à violência. De lá para cá os policiais instruem os alunos quanto aos malefícios que as drogas causam. Entre 2005 e o primeiro semestre deste ano a expectativa é que o Proerd atenda 5 mil estudantes na região de Janaúba.
Em 2005 o programa agregou 1.131 crianças e adolescentes. No ano passado o Proerd abrangeu 2.210 jovens em 16 escolas da microrregião da Serra Geral de Minas. Para este ano, apenas no primeiro semestre, é previsto o atendimento a 1.750 crianças e adolescentes.
Os números de instrutores também aumentaram. Outros policiais foram capacitados para orientarem os jovens quanto ao mal que as drogas e a violência podem provocar. A quantidade de instrutores do Proerd na região de Janaúba passou de 9, no ano passado, para 13, neste ano.
RÁDIO
Outra ação social e de cidadania desempenhada pela Polícia Militar da região de Janaúba é sobre programas radiofônicos. No dia 6 de fevereiro completará 4 anos que a PM realiza o programa "Ronda Policial", às terças-feiras e sextas-feiras, às 10h, na rádio Cidade 94,5 FM (Janaúba/Nova Porteirinha).
O programa narra fatos da polícia, prestação de serviço e atendimento comunitário. Esse programa "Ronda Policial" integra o projeto de Polícia Comunitária, que foi premiado no Estado e tendo o apresentador, Cabo Elton Freitas, sido homenageado pelo Governo de Minas com a medalha Santos Dumont, como reconhecimento do trabal em favor da segurança pública.