Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
NOVA PORTEIRINHA – A implementação de critérios sistemáticos para facilitar o avanço do associativismo no meio rural foi um dos focos do I Seminário de associativismo rural do perímetro irrigado do Gorutuba que reuniu, em Nova Porteirinha, centenas de produtores rurais. O objetivo é agregar, inicialmente, cerca de 500 agricultores, sendo a maioria de pequenos produtores.
“Entendemos por associativismo a forma de alcançarmos, com sucesso, um mesmo objetivo, já que é através da união, confiança e solidariedade que as pessoas se organizam em defesa de seus interesses”, esclarece Fernando José Aguiar Mendes, Diretor de Promoção e Articulação Institucional da Emater-MG - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais.
Para o prefeito de Nova Porteirinha, Wilmar Soares de Oliveira, os temas discutidos dizem respeito à criação de uma nova realidade social no perímetro irrigado. Wilmar Soares relatou sobre algumas ações da Prefeitura de Nova Porteirinha voltadas para o enaltecimento da classe rural, citando a estruturação da Secretaria Municipal de Agricultura, a criação da Centralvag – Central de Associações do Vale do Gorutuba – o apoio às associações de produtores, além de defender a criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realidade hoje após a classe ter feito reivindicação há vários anos.
O gerente regional da Emater-MG em Janaúba, Valmisoney Moreira Jardim, vê na mobilização dos produtores o caminho mais fácil para se chegar a um associativismo que atenda a contento a demanda da classe rural. Durante o seminário houve explanações sobre as bases legais para a constituição e funcionamento de associações, a realidade sócio-econômica da classe rural, inclusão social e previdência social rural.
O seminário foi realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Emater-MG, e apoio da Codevasf, DIG – Distrito de Irrigação do Gorutuba – Prefeitura de Nova Porteirinha e da Fetaemg – Federação dos trabalhadores na agricultura de Minas Gerais.