Presos voltam a serrar grades da cadeia de Monte Azul

Jornal O Norte
Publicado em 23/05/2006 às 10:54.Atualizado em 15/11/2021 às 08:35.

Benjamim Oliveira Júnior


Correspondente



MONTE AZUL – Quatro presos fugiram da cadeia desta cidade no sábado, 20, após serraram grades da cela e do teto do pátio. A fuga foi percebida por populares que viram a anormalidade em frente ao presídio e comunicaram o fato, através do telefone 190, à Polícia Militar. O soldado Leony saiu do quartel da PM e foi à cadeia onde relatou o caso ao carcereiro Claudionor, que se encontrava de plantão.



Eles detentos serraram duas barras de ferro da porta de duas celas, saíram do local, escalaram a parede do pátio e serraram a grade do teto, o que facilitou a fuga pelos fundos da Cadeia. Estão foragidos os presidiários Natalino Albino Gonçalves, “Tigrão”, 21 anos; Robson Farias da Silva, “Buiú”, 20 anos; Juliano Soares Gomes, “Baianinho”, 19 anos; e Claudinei Gonçalves Dias, o “Cau Doidinho”.



O fugitivo “Cau Doidinho” estava recolhido na Cadeia de Janaúba no início deste mês. Ele seria julgado no último dia 9 por crime de homicídio praticado em 13 de dezembro de 1998, na cidade de Nova Porteirinha, do qual foi vítima Varley Oliveira Pereira. O julgamento não foi realizado. Na mesma semana do júri (não realizado) “Cau Doidinho” foi encaminhado para a Cadeia de Monte Azul, onde ficou à disposição da Justiça local até fugir.



SEGUNDA FUGA NO MÊS



No dia 7 deste mês, cinco presos serraram as grades e saíram de duas celas da Cadeia de Monte Azul. Antes da fuga, os detentos furtaram um revólver da carceragem e prenderam o carcereiro Onildo Rodrigues Monção na cela. A arma foi deixada no presídio.



Nessa fuga ganharam a “liberdade” os presidiários Fabiano Mendes Sacramento, Alex Dias de Oliveira, 25 anos, David Silva Tavares, 23 anos; Sinvaldo Pereira Vitório, o “Grilinho”, 18 anos, Dílson Nunes Pereira, o “Tico-Tico”, 28 anos, e Roberto Antunes. Com exceção de Sinvaldo Pereira, que estava preso por tráfico, os demais fugitivos cumpria pena por assalto.



SISTEMA FRÁGIL



Além dessas duas fugas da Cadeia de Monte Azul, neste mês, o sistema prisional da microrregião da Serra Geral de Minas também acumula fugas nas cadeias de Janaúba e Porteirinha. Houve ainda, na primeira semana de fevereiro, uma tentativa em que presos de uma cela da Cadeia de cavaram um túnel de 17 metros de comprimentos e por pouco sairiam na rua, se não fosse a percepção de policiais militares. Numa das celas os presos tiveram a audácia de escrever na parede a frase “A liberdade nunca morre para quem luta por ela”.



No dia 15 de fevereiro, após serrarem a grade da cela, quatros presos fugiram da Cadeia de Porteirinha. Três foram recapturados: Robson de Deus Araújo, o “Robinho”, 21 anos; Alexandre Lima de Sá, vulgo “Catuti”, 22 anos; e Sidnei Kailler Laugthon Martins, 18 anos, que se entregou na Delegacia de Polícia de Porteirinha um dia depois da fuga. E três semanas depois foi a vez de Edson Bernardo Pinheiro, o “Som”, se entregar.



No dia 4 de março, um túnel aberto entre a cela e o pátio externo facilitou a fuga de dois presos da Cadeia de Janaúba. Passaram pelo buraco de cerca de cinco metros de comprimento os detentos Sérgio Colares Lopes e Wellington de Oliveira, vulgo “Doidinho”.  Na cela haviam 15 presos, os outros não conseguiram fugir porque a guarda de Cadeia foi alertada pelos insistentes latidos de uma cachorra vira-lata que estava no pátio externo por onde os presos saíam.



Das quatro fugas neste ano nas cadeias da microrregião da Serra Geral de Minas, somente o caso de Porteirinha foi equacionado. Nos demais os presos permanecem foragidos. A vigilância das cadeias é feita por agente de polícia da Polícia Civil com apoio da Polícia Militar, mas há possibilidade da PM deixar de realizar o serviço face à insegurança nos locais e também a necessidade de implementar uma ação mais consistente no policiamento ostensivo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por