Informações preliminares da polícia civil de Porteirinha apontam que o fugitivo Edson Pinheiro foi atingido na cabeça por disparos de revólver. A delegada de polícia civil Gislane Velozo, da Comarca de Porteirinha, designou uma equipe de agentes de polícia para investigar o crime
Oliveira Júnior
Correspondente
PORTEIRINHA - O presidiário Edson Bernardino Pinheiro, o “Som”, 29 anos, foi encontrado morto na tarde de ontem (sexta-feira), na zona rural deste município. Edson Pinheiro e outros três detentos fugiram da cadeia de Porteirinha na noite de quarta-feira, 17, depois de abrirem buracos no teto e na parede de uma das celas.
A fuga foi por volta de 21h30. Um dos fugitivos, Abelino Marcelino de Almeida, 28 anos, foi recapturado no final da manhã de quinta-feira, 18. A polícia procurava os outros três presos quando, por volta de 14h de ontem, houve a comunicação do encontro do corpo do presidiário Edson Pinheiro, na comunidade de Furado da Onça.
A polícia militar informou que o fugitivo Edson Pinheiro chegou na casa de Gilberto Gomes por volta de 13 h dessa sexta-feira e começou a discutir. Diante da valentia de Edson, o morador decidiu se defender e armou-se com um revólver. O presidiário continuou a agir de maneira agressiva. Gilberto sacou a arma e desferiu seis tiros. O disparo fatal atingiu a cabeça do fugitivo. Edson Pinheiro não resistiu e morreu. Gilberto fugiu.
DOIS FORAGIDOS
A polícia ainda procura outros dois fugitivos: Farley Barbosa Silva, o “Mocambinho”, 23 anos; e Sebastião Soares Filho, o “Peu”, 26 anos. Eles, juntamente com Abelino e Edson fugiram pelo buraco aberto no teto da cela onde estavam 9 presos.
Conforme relato da PM, os presos abriram um buraco de 35 centímetros por 22 centímetros na laje e depois abriram outro buraco na dimensão de 21 centímetros por 48 centímetros na parede que sustenta o telhado, usaram uma corda feita de lençol (conhecida por teresa) para descerem no pátio e em seguida pularam o muro e fugiram em direção ao rio Mosquito, que fica nas proximidades da Cadeia.