Cerca de 12 empresários da construção civil e de locação de materiais do Norte de Minas denunciaram em coletiva de imprensa, na última sexta-feira (22), um prejuízo superior a R$ 3 milhões em serviços para a expansão da unidade da multinacional Novo Nordisk em Montes Claros. Eles afirmam que o Grupo Telmec (Brasília – DF), responsável pela obra, deixou de efetuar pagamentos desde março de 2025, colocando em risco a sobrevivência de pequenas e médias empresas da região.
Os pagamentos realizados pelo Grupo Telmec começaram a atrasar em março de 2025 e, desde então, não foram quitados, mesmo após tentativas de acordo. Os empresários recorreram à Novo Nordisk, que se comprometeu a intermediar uma solução, mas nenhuma providência foi tomada até o momento, enquanto as empresas locais enfrentam dificuldades para manter suas operações.
“Sabemos que a Telmec encerrou as atividades junto à empresa no final do mês passado e desde novembro de 2024 que nós e outros empresários começamos a ter problemas no recebimento. Eu individualmente registrei um boletim de ocorrência porque tenho equipamentos retidos na obra”, explicou Franciele Oliveira, da Algo Produções e Eventos e Locações de Equipamentos, uma das empresas prejudicadas.
Evadison de Oliveira, da Contruminas Ferro e Aço, explica que sua empresa trabalha com prestação de serviço e entregou o produto para a Telmec em novembro de 2024. “É um valor que já saiu da empresa e atrapalha o fluxo de caixa e todo mês temos que arcar com a responsabilidade trabalhista de cada empregado. Esperamos uma resposta, uma posição do contratante porque é uma empresa com nome muito respeitado em nossa cidade”, diz.
A reportagem tentou contato com a Telmec, mas até o fechamento desta edição, não houve resposta. Em nota, a Novo Nordisk esclareceu que “a companhia acompanha de perto e com seriedade os desdobramentos envolvendo a empresa contratada Telmec (RMP Construções e Engenharia Ltda.) e seus fornecedores e prestadores de serviço no projeto de expansão da planta industrial de Montes Claros (MG), reforçando seu compromisso com a boa-fé em suas relações comerciais. Todas as obrigações contratuais da Novo Nordisk com a Telmec vêm sendo rigorosamente cumpridas, conforme os acordos estabelecidos, as regras internas da companhia e com a legislação vigente.
A Telmec é responsável pela contratação direta de seus parceiros comerciais, conduzindo de forma autônoma suas negociações, incluindo termos, condições e pagamentos — sem qualquer ingerência por parte da Novo Nordisk.
Embora não tenhamos responsabilidade direta sobre os fatos noticiados, reconhecemos a gravidade da situação e lamentamos profundamente o ocorrido. A relação com parceiros comerciais e fornecedores é um diferencial positivo da Novo Nordisk em todo o mundo, e seguimos empenhados em manter os mais altos padrões de conduta e responsabilidade”.