Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – Com o objetivo em fluir o intenso fluxo de veículos e humanizar o trânsito, o Departamento Municipal de Trânsito implementa a alteração no trânsito da cidade de Janaúba, principalmente na área comercial. Entre as novidades nessa mudança está a implantação de ciclovia e de estacionamento rotativo.
O estacionamento rotativo será explorado pela Associação da Guarda Mirim de Janaúba, que iniciou nesta semana a campanha de conscientização quanto às mudanças de sinalização na avenida Manoel Atayde – via que liga a BR-122 ao centro desta cidade – incluindo a área de estacionamento.
O diretor do Departamento de Trânsito, Waldimir Teles, disse que haverá a ligação da avenida do Comércio com a rua Francisco, no centro da cidade. Com isso, segundo ele, haverá a separação da longa calçada da agência do BNB – Banco do Nordeste – na praça Rômulo Sales. Até meados dos anos 80 havia essa divisão. Na época o terreno onde existia o mercado municipal foi vendido ao BNB que decidiu por emendar a praça.
INVESTIMENTO DE R$ 140 MIL
Ao ressaltar que o controle e estruturação do trânsito são de responsabilidade da prefeitura, Waldimir Teles citou que o investimento na reforma e humanização da sinalização e do trânsito custará em torno de R$ 140 mil.
Na avenida do Comércio, onde concentra a maior parte do setor comercial, será adotada uma ciclovia com área de estacionamento para veículos, motocicletas e bicicletas. Essa via, que está em reforma, possui nove metros de largura. Haverá 65 vagas para veículos (5 para carros de deficientes), 140 para motocicletas e 240 para bicicletas em estacionamento de 45 graus.
Não será permitido o trânsito de veículo acima de quatro toneladas no horário comercial na avenida do Comércio, que terá ainda uma vaga para carga e descarga de em cada quarteirão.
O QUE MUDOU
Avenida do Comércio – a reforma e estruturação deverão terminar dia 10 de maio. Continuará sendo mão única, sentido Praça do Cristo à praça Rômulo Sales (BNB);
Rua Cirilo Barbosa – Mão única no sentido bairro/centro;
Rua Américo Soares – Mão dupla desde a rua Pio XII até a rua João XXIII (Rodoviária);
Avenida Brasil – Mão única entre a rua Inhumas e praça Rômulo Sales; e Mão dupla desde a praça (banco Itaú) até o final da via, no bairro Dente Grande;
Rua Salgado Filho – Mão única sentido bairro/centro, incluindo o trecho da rua Rui Barbosa à avenida do Comércio (BNB) que até então era invertido;
Rua Rui Barbosa – Continuará sendo o sentido atual, centro/bairro em direção à praça Péricles Oliveira; e após a ligação da avenida do Comércio com a rua Francisco Sá, a rua Rui Barbosa terá sentido mão dupla desde o início (frente ao Posto de Observação e Vigilância) até a confluência com a rua PIO XII, onde haverá uma rotatória;
Rua Marcolino Barbosa – Mão única desde a praça Dr. Rockert até a rua Pio XII;
Rua Belo Horizonte – Mão única entre a praça do BNB e a travessia da linha férrea;
Travessia da linha – Haverá a duplicação da passagem de nível (linha férrea) entre a avenida Osvaldo Cruz e rua Belo Horizonte para favorecer o desvio pela rua Porteirinha com destino à avenida Brasil.
ESTACIONAMENTO
O estacionamento rotativo (cobrado) será implantado em toda a extensão da avenida do Comércio; na rua Francisco Sá, entre as praças Rômulo Sales e Dr. Rockert; nas extremidades da praça Rômulo Sales; na avenida Brasil, entre as ruas Aimorés e Santos Dumont; e na avenida Manoel Atayde, entre a avenida Santa Mônica e a praça do Cristo Redentor.