Prefeitura muda o trânsito no centro de Janaúba

Jornal O Norte
Publicado em 24/04/2006 às 11:08.Atualizado em 15/11/2021 às 08:33.

Benjamim Oliveira Júnior


Correspondente



JANAÚBA – Com o objetivo em fluir o intenso fluxo de veículos e humanizar o trânsito, o Departamento Municipal de Trânsito implementa a alteração no trânsito da cidade de Janaúba, principalmente na área comercial. Entre as novidades nessa mudança está a implantação de ciclovia e de estacionamento rotativo.



O estacionamento rotativo será explorado pela Associação da Guarda Mirim de Janaúba, que iniciou nesta semana a campanha de conscientização quanto às mudanças de sinalização na avenida Manoel Atayde – via que liga a BR-122 ao centro desta cidade – incluindo a área de estacionamento.



O diretor do Departamento de Trânsito, Waldimir Teles, disse que haverá a ligação da avenida do Comércio com a rua Francisco, no centro da cidade. Com isso, segundo ele, haverá a separação da longa calçada da agência do BNB – Banco do Nordeste – na praça Rômulo Sales. Até meados dos anos 80 havia essa divisão. Na época o terreno onde existia o mercado municipal foi vendido ao BNB que decidiu por emendar a praça.



INVESTIMENTO DE R$ 140 MIL



Ao ressaltar que o controle e estruturação do trânsito são de responsabilidade da prefeitura, Waldimir Teles citou que o investimento na reforma e humanização da sinalização e do trânsito custará em torno de R$ 140 mil.



Na avenida do Comércio, onde concentra a maior parte do setor comercial, será adotada uma ciclovia com área de estacionamento para veículos, motocicletas e bicicletas. Essa via, que está em reforma, possui nove metros de largura. Haverá 65 vagas para veículos (5 para carros de deficientes), 140 para motocicletas e 240 para bicicletas em estacionamento de 45 graus.



Não será permitido o trânsito de veículo acima de quatro toneladas no horário comercial na avenida do Comércio, que terá ainda uma vaga para carga e descarga de em cada quarteirão.



O QUE MUDOU



Avenida do Comércio – a reforma e estruturação deverão terminar dia 10 de maio. Continuará sendo mão única, sentido Praça do Cristo à praça Rômulo Sales (BNB);



Rua Cirilo Barbosa – Mão única no sentido bairro/centro;



Rua Américo Soares – Mão dupla desde a rua Pio XII até a rua João XXIII (Rodoviária);



Avenida Brasil – Mão única entre a rua Inhumas e praça Rômulo Sales; e Mão dupla desde a praça (banco Itaú) até o final da via, no bairro Dente Grande;



Rua Salgado Filho – Mão única sentido bairro/centro, incluindo o trecho da rua Rui Barbosa à avenida do Comércio (BNB) que até então era invertido;



Rua Rui Barbosa – Continuará sendo o sentido atual, centro/bairro em direção à praça Péricles Oliveira; e após a ligação da avenida do Comércio com a rua Francisco Sá, a rua Rui Barbosa terá sentido mão dupla desde o início (frente ao Posto de Observação e Vigilância) até a confluência com a rua PIO XII, onde haverá uma rotatória;



Rua Marcolino Barbosa – Mão única desde a praça Dr. Rockert até a rua Pio XII;



Rua Belo Horizonte – Mão única entre a praça do BNB e a travessia da linha férrea;



Travessia da linha – Haverá a duplicação da passagem de nível (linha férrea) entre a avenida Osvaldo Cruz e rua Belo Horizonte para favorecer o desvio pela rua Porteirinha com destino à avenida Brasil.



ESTACIONAMENTO



O estacionamento rotativo (cobrado) será implantado em toda a extensão da avenida do Comércio; na rua Francisco Sá, entre as praças Rômulo Sales e Dr. Rockert; nas extremidades da praça Rômulo Sales; na avenida Brasil, entre as ruas Aimorés e Santos Dumont; e na avenida Manoel Atayde, entre a avenida Santa Mônica e a praça do Cristo Redentor.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por