Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
PORTEIRINHA – Depois de 12 anos de existência, a escolinha de futebol de Porteirinha ganhou fôlego novo. Com o incentivo da Prefeitura, a escolinha Novo Craque agora é uma associação. Com mais força para desenvolver Projetos e bem organizada, a Associação Escolinha Novo Craque prepara atualmente 90 futuros atletas. A maioria deles meninos de baixa renda, que contam com uma bolsa integral da Prefeitura.
Matheus, de 11 anos, é um dos bolsistas. Segundo ele, se não fosse essa ajuda talvez não estivesse fazendo o que mais gosta – jogar futebol. “Eu conto as horas para chegar o dia de treino na escolinha”, afirma Matheus.
E além das bolsas para quem precisa, a Prefeitura de Porteirinha também investe nos uniformes dos pequenos jogadores, na reforma e manutenção do Estádio Municipal e oferece aos meninos assistências médica, odontológica e psicológica totalmente de graça. ”Já passaram por aqui pelo menos dois mil alunos, e esta é a primeira vez que nós recebemos apoio da administração municipal”, relatou o diretor técnico da Escolinha Novo Craque, Eldinho dos Santos.
Dentro de campo, o assunto não é só diversão. Existe uma grande preocupação da Prefeitura e da direção da escolinha em formar o cidadão. Disciplina e convivência em grupo são fundamentais para participar dos treinos. Os pequenos atletas têm que ser bons alunos na escola também. “A gente não pode xingar, não pode brigar e tem que tirar notas boas na escola”, diz Vinícius, de 10 anos. E o menino acrescenta: “Eu aprendi e melhorei muito aqui”.