PIRAPORA - A prefeitura de Pirapora fez a entrega, na última quinta-feira, de três motos ao agentes do AgroAmigo. Os veículos serão utilizados para percorrer a zona rural deste município e das localidades de Várzea da Palma, Lagoa dos Patos, Lassance, Ibiaí e Jequitaí. O programa, desenvolvido pelo Banco do Nordeste, faz o acompanhamento das atividades executadas pelos produtores enquadrados na modalidade do Pronaf-B.
O Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) é uma linha de crédito voltada a pequenos e médios produtores rurais. Na categoria “b”, ele tem como objetivo combater a pobreza rural. Os empréstimos concedidos a estes agricultores são de até R$ 1 mil, com juros de 1%. O superintendente do BNB, Nilo Meira Filho, explica que o AgroAmigo é uma forma de prestação de serviços aos agentes produtivos. “É sem dúvida, mais um instrumento para fortalecer o desenvolvimento econômico da região, ajudando a fixar o produtor rural em sua terra de origem”, diz.
Segundo Marcos Oliveira, agente do AgroAmigo, esta é uma nova metodologia para aplicação de crédito rural. “Há uma aproximação entre o produtor e o Banco”, comenta. Ele será responsável por visitar Jequitaí, Várzea da Palma, Lassance e Lagoa dos Patos. A expectativa é a inclusão dos outros municípios da microrregião de Pirapora no programa.
Para o prefeito de Pirapora, Warmillon Braga, a capacitação dos agricultores contribuirá de maneira significativa para o desenvolvimento econômico regional. Esta é a segunda parceria entre a administração municipal e o BNB. A primeira foi a doação de uma caldeira nova ao vapor Benjamin Guimarães feita pelo banco.