Parceria entre a Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Referência de Assistência Social (Casa da Família - Maracanã), e o Instituto Santo Antônio Formação Educação e Cultural (ISAFEC) resultou, nessa quarta-feira (27), na qualificação de 47 pessoas nas áreas de informática, beleza e vestuário. A entrega dos diplomas foi realizada na sede do ISAFEC, na Vila Telma.
Os cursos de Informática (instrutor Elton Alves Pereira), Cabeleireiro (instrutor Aiton Moura Silva) e Peças Íntimas (instrutora Ângela Maria Santos) tiveram duração de cinco meses, sendo três aulas por semana. A Prefeitura foi a responsável pelos monitores e organização das turmas, em contrapartida a ISAFEC cedeu o espaço e disponibilizou o material didático.
Para a coordenadora da Casa da Família do Maracanã, Rosilda Rodrigues Batista, além da profissionalização, a parceria possibilitou o intercâmbio entre as comunidades do Grande Maracanã com a região da Vila Telma. “Promover essa interação, numa valorização das pessoas e consequentemente melhorando o social são propostas da Governança Solidária”, enfatiza Rosilda.
A presidente do ISAFEC, Nancy França de Andrade, destacou a importância da parceria, já que vem de encontro aos objetivos de ambas as partes. Promover o ser humano através de seus valores, talentos, incentivando a cidadania plena. O Instituto Santo Antônio Formação Educação e Cultural já existe há 18 anos, foi fundado pela Irmã Juliana P. Verbist, que atualmente mora na Bélgica. Ela, que viveu em Montes Claros cerca de 40 anos, ficou apaixonada pela cidade, e mesmo distante ainda colabora com os trabalhos realizados nas duas sedes do ISAFEC construídas em Montes Claros na Vila Telma e no bairro Eldorado.
Nayra de Souza Silva recebeu o certificado do curso de Cabeleireiro e já está colocando em prática o que aprendeu. “Já tenho algumas clientes e estou trabalhando em casa, estou muito satisfeita”. Já Beatriz Ivana Ferreira trabalha fora, e com o curso de Peças Íntimas pretende aumentar a renda. Quem também ficou bastante feliz foi o aluno Weberth Tadeu de Souza. “Eu sempre tive vontade de aprender informática, quando fiquei sabendo que teria o curso em meu bairro não pensei duas vezes e aproveitei a oportunidade, já que os cursos que são realizados no centro são inviáveis prá mim, estou muito feliz”, afirma.
Está prevista para o mês de fevereiro, com local ainda a ser definido, uma exposição dos trabalhos feitos no curso de Peças Íntimas. A renda arrecada será distribuída entre as próprias alunas.
Participantes: Além dos formandos e seus familiares, o evento de entrega dos diplomas contou com as presenças do presidente do Conselho de Lideranças do Grande Maracanã, João Cardoso, o coordenador da Unidade Administrativa Intersetorial (UAI- Maracanã), Jakson Alves Fernandes, a secretária do Isafec, Jane Maria Silva e técnicas da Casa da Família do Maracanã.
Fonte: Ascom PMC