Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – A reativação do frigorífico possibilitará o aumento da arrecadação tributária no município de Janaúba. Em 2008 a Prefeitura local deverá obter uma receita de R$ 800 mil provenientes dos abates bovinos que serão realizados pelo Frigorífico Independência, que arrendou a unidade industrial do grupo Kaiowa. A informação é do prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB) que se diz empolgado com a reabertura do frigorífico, feito ocorrido no final do ano passado.
O prefeito explica que neste ano e em 2007 a arrecadação tributária referente ao abate ainda não terá efeito satisfatório, pois somente em abril do ano que vem será lançado o VAF – Valor Adicional Fiscal – que aponta o crescimento na produção e, conseqüentemente, o repasse de impostos, caso do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço. A previsão é de que o abate passe de 80 mil para 110 mil cabeças por ano.
Ivonei Abade voltou a destacar o programa Minas Carne, lançado recentemente pelo Governo estadual, que disponibiliza recursos do BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – para modernização dos frigoríficos. São cerca de R$ 60 milhões para garantir competitividade ao setor. “A vantagem para o Norte de Minas é que haverá mais negócios do setor pecuário. Beneficiará tanto o criador quanto o frigorífico”, explicou o prefeito de Janaúba.
500 EMPREGOS
Atualmente, o Frigorífico Independência emprega, em Janaúba, 532 funcionários com o abate de 450 bois por dia. Há expectativa de que no final de 2007 estejam sendo abatidos mil animais nesse frigorífico. Ivonei ressalta que a reabertura da unidade industrial possibilita a tranqüilidade para os pecuaristas e beneficia de um modo geral toda a estrutura de desenvolvimento da cidade e região. Neste caso, atesta o prefeito, gera-se renda e mão-de-obra nas áreas de transporte, alimentação, hospedagem, comércio, lazer e proporciona a melhoria na qualidade de vida da população.