Alexsandro Mesquita
Correspondente
GLAUCILÂNDIA - Depois de mais de 10 anos de emancipação política, foi entregue à população de Glaucilândia no dia 1º de maio a nova sede da prefeitura. Construída com recursos próprios o prédio é considerado um marco na história da cidade e, hoje, um sonho realizado.
Desta forma, o município foi presenteado no dia do trabalhador com uma festa que teve início às 16 horas, quando atraiu mais de três mil pessoas, inclusive de cidades vizinhas como Montes Claros e Juramento.
O prefeito Marcelo Ferrante, durante discurso, fez um balanço da administração e ressaltou o trabalho e a dedicação dos funcionários da prefeitura. Também, agradeceu cada presidente de associação comunitária pelo empenho em ajudar a administração.
- Estamos no caminho certo. Construímos, através de parcerias com o governo de Minas, uma quadra poliesportiva na localidade de Laranjão, e construímos outra, na sede do município. Além disso, adquirimos 5 veículos, sendo 2 para a saúde, 2 para o setor administrativo, 1 transporte escolar e uma retroescavadeira. Também entregamos a estação de tratamento de esgoto, paralisado pela administração anterior, diz o prefeito.
PARCERIAS
De acordo ainda com Marcelo Ferrante o trabalho realizado em parceria com a Emater, Codevasf – Companhia de Desenvolvimento Vale do São Francisco, o Dnocs – Departamento Nacional de Obras contra as Secas e outros órgãos do governo tem garantido melhor qualidade de vida à população.
A parceria com a Emater fez aquecer a economia local através de vários eventos realizados como as famosas cavalgadas, sendo uma com a participação de vários municípios como Joaquim Felício, Juramento, Francisco Sá entre outros. Também com a primeira festa de pratos derivados da mandioca com o envolvimento de todas as associações e uma diversidade de comidas.
- Através da parceria com a emater foram construídas mais de 300 bacias de captação de água de chuva e inúmeros terraços para conter a força da água e evitar erosões, além, é claro, de preservar o meio ambiente e garantir ao homem do campo condições para que ele possa ter uma vida melhor. A água ficará no lençol freático recuperando assim as pequenas barragens, córregos e consequentemente os rios, explica Marcelo.
A prefeitura pretende entregar à população do município, até o início de junho, o posto de saúde localizado na entrada da cidade. Em seguida, inaugurar um outro, em Laranjão, que está em fase de acabamento. Já entre as comunidades de Barra do Caiçara e Gameleira, a velha ponte de madeira, que caiu ao transitar por ela um caminhão acima do peso, deu lugar a uma nova construção de concreto.
SAÚDE
Na área de saúde o município tem total assistência através de visitas pelos agentes do PSF. Outra comemoração são os grupos artísticos de Rio das Pedras, Country da Saúde, e o grupo Formiguinhas, de Glaucilândia que demonstram todo o potencial e disposição, tanto dos jovens quanto das pessoas da terceira idade nas apresentações.
A Fundação nacional de saúde - Funasa, também comemora os dois últimos anos de administração. Segundo informações concedidas por Manoel Pedro Araújo, coordenador da Funasa, os trabalhos são previamente programados, inclusive, muitos deles já foram adiantados.
EDUCAÇÃO
No departamento de educação o prefeito lembrou do bom desempenho dos alunos obtidos nas provas de avaliação censitária realizadas pela secretaria do estado, onde mais de 280 municípios participaram. Glaucilândia ficou em terceiro lugar no Norte de Minas, e no 14º lugar na elaboração do Plano decenal municipal de educação – PDME. É garantido aos alunos da rede municipal e estadual transporte escolar, bem como aos acadêmicos que estudam em Montes Claros.
Ainda no setor de obras, o executivo pretende em pouco tempo fazer a entrega de mais uma obra. A praça construída ao lado da nova prefeitura está na fase final. O prefeito pretende inaugurar uma obra a cada mês.
ENCERRAMENTO
A festa começou com uma missa na igreja Nossa Senhora Aparecida, na praça Gasparino Maia. Em seguida, a multidão seguiu a pé até a prefeitura, onde o padre Adilsom Ramos de Melo abençoou o local. O encerramento da festa aconteceu na avenida Joaquim da Silva Maia, com o show comandado pela banda Baião Tropical.