Minas do Norte

Prazo para 2ª via do título perto do fim

Eleitor tem até quinta-feira (22) para tirar o documento para as eleições do próximo dia 2

Da Redação
Publicado em 20/09/2022 às 22:48.
 (Agência Brasil)

(Agência Brasil)

O eleitor ou a eleitora que perdeu ou teve o titulo de eleitor extraviado tem até a próxima quinta-feira (22) para solicitar a segunda via do documento no cartório eleitoral da zona onde possui cadastro. 

O movimento tem sido tranquilo na central de atendimento ao eleitor na sede da Justiça Eleitoral em Minas Gerais nos primeiros dias da semana. Nada de filas, como geralmente ocorre nos últimos dias antes do prazo final, quando aumenta a procura pelo serviços eleitorais às vésperas do pleito.

Para emissão do documento é necessário que o eleitor esteja quite com a Justiça Eleitoral e não ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais – como o de mesário –, ou ainda multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e de leis conexas.

Para esta eleição há uma novidade para o eleitor que estiver em situação regular na Justiça Eleitoral. Ele poderá imprimir o título diretamente na ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE na internet, no campo “Imprimir o título eleitoral”.

QUEM NÃO TIVER? 
O título eleitoral não é o único documento que possibilita a participação nas eleições. As pessoas aptas a votar podem se apresentar à mesa de votação levando consigo qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira de motorista ou o passaporte, por exemplo.

A cidadã ou o cidadão cuja inscrição eleitoral estiver em situação regular tem ainda como alternativa ao documento de papel a versão digital do título eleitoral, o e-Título, que pode ser obtido gratuitamente por meio de aplicativo para dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
 
E-TÍTULO 
O e-Título também possibilita a apresentação de justificativa eleitoral e oferece uma série de serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; a consulta ao local de votação; e a inscrição como mesário voluntário, entre outros. Tudo sem a necessidade da ida pessoal ao cartório. 
 
SERVIÇO
A sede da Justiça Eleitoral em Montes Claros fica na Rua João Souto 670, Centro. Horário de funcionamento: de 12h às 18h.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por