Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA - A legitimação da terra está sendo possível para alguns posseiros da microrregião da Serra Geral de Minas. Isso porque, neste mês, a Secretaria de estado de assuntos de reforma agrária (Seara) oficializa o título de posse da terra para famílias dos municípios de Janaúba e Monte Azul. Na semana passada a contemplação foi para trabalhadores deste município.
E nesta semana será a vez de posseiros de Monte Azul receberam o título de posse da terra. O secretário da Seara, Manoel Costa, e o diretor geral do ITER (Instituto de Terras de Minas Gerais), Luiz Antônio Chaves, retornam à microrregião para efetivarem a entrega do documento.
Na quinta-feira, 22. Manoel Costa e Luiz Chaves estarão em Monte Azul, onde farão a entrega de 60 títulos de propriedades rurais do município, num total de 2 mil hectares. A maioria dos imóveis tem área inferior a 50 hectares.
Hoje e amanhã, os dirigentes da Seara e do Iter estarão em Grão Mogol, Salinas, São João do Paraíso e Rio Pardo de Minas, onde vistoriarão terras devolutas arrecadadas dos antigos Distritos Florestais, as quais estão sendo destinadas às cooperativas de pequenos produtores e trabalhadores sem-terra.
SEM-TERRA
Na quinta-feira, além da entrega dos títulos de posse em Monte Azul, Manoel Costa e Luiz Chaves irão à Nova Porteirinha onde devem visitar o Acampamento Dom Mauro (antigo Andaraí), do MST - Movimento dos Sem-Terra - com o objetivo de conhecer a realidade desses assentados e buscar, junto ao Incra - Instituto nacional de colonização e reforma agrária - de Minas Gerais, a viabilidade em atender às suas reivindicações.