Alexsandro Mesquita
Correspondente
GLAUCILÂNDIA - Em solenidade realizada no último sábado, 29, na Câmara Municipal de Glaucilândia, a polícia militar recebeu das mãos do capitão Anderson de Deus Aguilar, acompanhado do sargento Mameluk, uma viatura Fiat Palio para melhor atender a comunidade.
O capitão Aguilar, disse em seu discurso que é sempre um prazer estar próximo á comunidade, porque não se consegue um bom trabalho hoje se não houver uma interação e participação da sociedade.
“Se ela não participar, realmente nós não teremos o sucesso que almejamos. É uma situação dinâmica e exige que todo seguimento da sociedade participe de seu modo. Na verdade a viatura não pertence a policia militar ela é uma ferramenta de trabalho e pertence a comunidade. O objetivo dela é atender a sociedade. É importante que se enfoque isso, é um esforço conjunto, por isso é importante. Como atender uma ocorrência se não tiver nem uma viatura, é impraticável, então a partir dessa sensibilidade do governador do Estado em entender isso foi adquirido novas viaturas e as que estavam sendo utilizadas na capital foram repassadas, ainda em excelente condições de uso, ao interior que certamente fortalecerá as questões ligadas a segurança pública”.
Segundo o capitão Aguilar o que fez com que a vinda da viatura fosse antecipada, foi a dedicação das pessoas que aqui estão, o prefeito, assessores, e as autoridades constituídas, além do envolvimento comunitário, isso fez a diferença.
“As pessoas estão preocupadas com o que vão acontecer com o seu município, e a preocupação dos pequenos municípios, principalmente os próximos a Montes Claros, então é preciso que nós consigamos manter essa tão almejada paz social. Nós temos que conseguir manter isso, e é um desafio porque nós entendemos que a insegurança publica não tem fronteira ela está sempre ali batendo às nossas portas. Só atingiremos isso se tivermos como nosso principal objetivo essa interação. Então essa viatura é um exemplo bem amplo disso. Que vai ser uma melhoria na qualidade da prestação de serviço dos policiais que aqui estão”, finaliza o capitão Aguilar.
O prefeito Marcelo Brant disse não ter dúvida dos bons serviços prestados pela polícia militar em Glaucilândia e da capacidade dos policiais. “Temos a honra de falar que nesta comunidade a polícia militar trabalha, não deixa dúvida quanto à preservação da paz e da segurança. Temos a tranqüilidade de falar que nós passamos quase um ano sem ter uma ocorrência mais perigosa e isso se deve ao trabalho de segurança, de todo o preventivo aqui. Tenho certeza de que com este veículo o trabalho será ampliado à zona rural onde tem a necessidade de que este trabalho melhore. Demorou um pouco para chegar, mas veio uma que dá para trabalhar. Tenho certeza de que a partir de agora se nós tínhamos um trabalho bom de segurança vai aprimorar ainda mais”.
Para o presidente da Câmara, Rafael Cardoso, ele também vai se sentir mais seguro com a nova aquisição, lembrou do trabalho ministrado pelo sargento Coutinho junto ao PROERD na região. “É uma condição a mais para o destacamento visitar a zona rural e ampliar o trabalho. Que seja apenas o início do trabalho da segurança pública aqui no município”, diz.
O sargento Coutinho também discursou e se dirigiu ao prefeito. “Se antes estávamos trabalhando pode ter certeza de que agora nosso empenho será maior”. Deixou clara a satisfação de estar recebendo mais uma ferramenta para dar melhor qualidade nos serviços. “Para nós é frustrante quando éramos chamados em locais mais distantes para fazermos ocorrências e nos víamos presos à falta de equipamentos, Hoje podemos estender nosso patrulhamento. E a zona rural, hora tão prejudicada pelo nosso atendimento, porque infelizmente agente fica mais é aqui no centro, hoje nós temos mais uma ferramenta para poder ampliar nossas visitas”.
Estive presente ainda na solenidade o vereador Onofre Nunes, o secretário de obras Norivan Lauro, o diretor da Sub-Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Glaucilândia, Gilberto Zuba, e os policiais SD Flávio, CB Élson e Maurício.