Seis pessoas foram presas durante operação deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais nesta segunda-feira, visando combater uma organização criminosa investigada por furto de gado no Norte do Estado.
De acordo com a polícia, a quadrilha atuava em Montes Claros, Coração de Jesus, Ibiaí e Diamantina.
Durante a operação, batizada de “Bull Eye” (traduzindo do inglês: Olho de Touro), foram cumpridos 17 mandados judiciais, sendo dez de busca e apreensão e outro seisde prisão.
De acordo com o delegado Alberto Tenório, a organização criminosa era estruturada em dois núcleos: um núcleo intelectual, responsável pelas estratégias e articulação da organização, e um segundo núcleo responsável pela execução, realizando a subtração dos animais in loco. O delegado acrescenta que a organização criminosa possuía veículos próprios para realizar os furtos e transferências dos animais, e que o prejuízo causado pela atuação da organização foi estimado em R$ 1 milhão. Foram registradas 35 ocorrências policias relatando a ação do grupo.
“AÇÃO EXITOSA”
De acordo com o delegado regional Herivelton Santana, “a exitosa ação da Polícia Civil é uma resposta às cobranças que a PC vinha recebendo quanto à necessidade de combater o furto de gado na região”.
O delegado Jurandir César, chefe de departamento da PC, acrescenta que “a operação decorre da contínua repressão de furtos em desfavor do produtor rural, garantindo a segurança da produção agrícola em benefício do desenvolvimento socioeconômico da região”.
A operação contou com a participação de 60 policiais civis, 17 viaturas e o apoio aéreo da PC.
As diligências continuam, visando a conclusão do inquérito policial. Os presos foram conduzidos à delegacia de plantão e, após formalização dos procedimentos policiais, seriam encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.