Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
PORTEIRINHA – A polícia militar prendeu duas pessoas e apreendeu 16 quilos de maconha no final de semana, na cidade de Porteirinha. A droga é procedente do interior de Pernambuco e seria comercializada com usuários de várias cidades do Norte de Minas, principalmente em Janaúba e Montes Claros, distantes 35 e 170 quilômetros, respectivamente, de Porteirinha.
Há meses a PM de Porteirinha investigava o comportamento do vendedor Everaldo Barbosa da Silva, 29 anos, e de Adenilson Barbosa da Silva, 28 anos. Everaldo é baiano de Abaré e Adenilson é natural de Belém do São Francisco, Pernambuco. Os dois moram em Porteirinha. Coube a Adenilson buscar a maconha prensada. Ele viajou sábado de ônibus. Um policial também estava no mesmo ônibus, monitorando o comportamento do traficante.
TRÁFICO NO CEMITÉRIO
Enquanto Adenilson transportava a droga da cidade de Cabrobó, Pernambuco, para o Norte de Minas, outra equipe do 3º Pelotão de polícia militar de Porteirinha vigiava a casa de Everaldo Barbosa, situada próximo ao cemitério desta cidade. Era nessa casa perto dos túmulos que os traficantes negociavam a droga.
O carregamento de maconha chegou na manhã de domingo, 02. Adenilson retirou do bagageiro do veículo Gol, cor branca, placa GMB-6986, um saco de nylon. Nesse instante os policiais, comandados pelo sargento Alkimin, agiram. Houve corre-corre nas imediações do cemitério. Um dos traficantes lutou com um policial. Porém, a PM conseguiu deter Adenilson e Everaldo e apreendeu o saco com a droga.
CAFÉ E CEBOLA
Nesse saco de nylon havia 18 pacotes de maconha prensada totalizando 16,86 quilos. A droga estava misturada com pó de café e cebola, para evitar que o odor da maconha se exalasse. O perito Wanderlino Santos, da polícia civil da delegacia regional de Janaúba, constatou que o produto apreendido era realmente maconha.
Em depoimento à polícia, Adenilson diz que adquiriu a droga no interior de Pernambuco, por R$ 600. Ele não revelou nomes de quem adquiriu a maconha e tampouco mencionou para quem venderia a droga no Norte de Minas. Everaldo e Adenilson estão recolhidos na cadeia de Porteirinha.