Logotipo O Norte
Quinta-Feira,18 de Setembro

Polícia Ambiental recebe motoviaturas e equipamentos de informática

Jornal O Norte
Publicado em 27/04/2007 às 13:47.Atualizado em 15/11/2021 às 08:03.

Paulo Brandão


Correspondente





BOCAIÚVA - Segunda-feira, 23, foi dia de muita comemoração para o grupamento da polícia ambiental de Bocaiúva. Graças a uma parceria entre o Consep - Conselho municipal de segurança pública e o ministério público estadual (curadoria do meio ambiente), a corporação recebeu motoviaturas e equipamentos de informática eficazes para o combate aos crimes ambientais e programas de educação ambiental na microrregião do Portal do Norte. Foram entregues no dia: duas viaturas (motocicletas) marca Honda NXR BROS 150 (zero km), um microcomputador processador Intel Pentium, um projetor marca Sony, um notebook marca Semp Toshiba com mochila para transporte, uma impressora multifuncional, dois capacetes da marca Taurus Classic, duas capas de chuva, um bebedouro refrigerado da marca Latina, um aparelho telefônico marca NKS, uma mesa de escritório para computador.





Na solenidade de entrega estiveram presentes o vice-prefeito de Boc, José Walter Alves; os comandantes da 3ª Cia. Independente de meio ambiente e trânsito, major Jorge Bonifácio de Oliveira; da 67ª Cia., capitão Sebastian Hansen; do 6º pelotão de Boc, Charles Antônio Paulino; do grupamento da polícia ambiental, sargento Davi Pereira de Oliveira Júnior; juíza de direito Rosana Silqueira; promotora de justiça curadora do meio ambiente, Luz Maria Romanelli de Castro; delegada de polícia Dolores de Oliveira Santos; presidente do Consep, Ivone Maria Rogério Brandão.



PARCERIA





A aquisição dos equipamentos vai auxiliar na prevenção, repressão aos crimes e ainda nos programas de trabalho de educação ambiental em escolas, palestras e eventos.





- Tão mais importante que o combate aos delitos contra a natureza é a preservação do meio ambiente para a presente e as futuras gerações -  comenta o sargento Davi Pereira.





Para a promotora Luz Maria, o empenho do Consep e do MP foi fundamental para essa conquista. Ela destaca que há muitos delitos ambientais, como o desmatamento irregular, destruição de mata ciliar e fabricação de carvão ilegal. A sensação de impunidade fazia com que as pessoas não pagassem as multas administrativas aplicadas a alguma infração.





- Logo depois que o poder público começou a repreender e penalizar os infratores notou-se uma considerável diminuição nesses tipos de crime, agora toda multa oriunda de crimes do meio ambiente é revertida para ele próprio, como a entrega desses produtos à polícia florestal - afirma.





O comandante da 3ª Cia. Independente de meio ambiente e trânsito, major Jorge Bonifácio de Oliveira, falou aos presentes sobre a importância da participação da comunidade, poder público e o policiamento no combate à devastação dos recursos naturais. Com a chegada das viaturas e dos suprimentos de informática, a polícia vai atuar de maneira mais ágil, sobretudo promover a educação ambiental, fator decisivo para a preservação e proteção da natureza.





A presidente do Consep, Ivone Brandão, falou da importância da participação da comunidade com as ações promovidas pelo Conselho. Ivone destacou que a desde quando o Ministério público começou a trabalhar junto com o Consep e outros órgãos públicos vários  projetos foram iniciados e outros concluídos como a entrega das motos a policia ambiental. 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por