Motoristas que trafegam pelas rodovias mineiras poderão acompanhar em tempo real as condições da estrada e verificar se existe alguma ocorrência no seu trajeto. A ferramenta de consulta será disponibilizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), que fará o mapeamento e monitoramento, a fim de dar mais segurança e clareza aos motoristas. O Estado tem 272.062,90 km de rodovias, respondendo pela maior malha viária do país.
O mapa vai indicar pontos de interrupção total, trechos em meia-pista, fotos do local onde houver ocorrência e previsão de tempo para liberação de pista.
O representante comercial Wallison Fonseca transita pelas estradas de Minas Gerais durante toda a semana e entende que saber a condição do trânsito com antecedência, vai ajudá-lo a desempenhar o seu trabalho com assertividade.
“Com as informações, podemos nos planejar, adiar uma viagem e até mesmo pegar uma rota alternativa, além de tranquilizar os nossos familiares que sabem que estamos na estrada”, conta o representante que enfrenta o volante, quase que diariamente. “Já fiquei 4h em um congestionamento. Ter as informações em tempo hábil é importante para quem, como eu, trabalha viajando. Nesse caso, tempo é dinheiro”, complementa.
O prestador de serviços Guilherme Sizilio, eventualmente viaja pela região de Capelinha a trabalho. Ele comemorou a notícia da nova ferramenta. “Já passei o perrengue de ficar preso em congestionamento. Por sorte eu estava de volta do trabalho e não o contrário, mas mesmo assim, ficar na estrada não é confortável. Dependendo do local é muito perigoso. Vai ser muito bom ver as imagens com antecedência e saber como são as condições pra chegar ao destino. Vou utilizar, com certeza”, diz.
De acordo com o Rodrigo Colares, assessor estratégico do órgão, até então, a metodologia utilizada era mais trabalhosa. Com a iniciativa, a equipe que vai a campo fará o registro das ocorrências com o celular, mesmo que esteja offline, e em minutos, a informação chegará ao sistema. Está programada para uma etapa posterior, a integração do mapa às plataformas de mobilidade.
O acesso dos usuários será pelo site: www.der.mg.gov.br